Carreira

Como procurar emprego: 6 dicas para otimizar a sua busca

Time Goowit
Escrito por Time Goowit em 22 de setembro de 2020
Como procurar emprego: 6 dicas para otimizar a sua busca
Não perca mais nenhuma novidade!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos para desenvolver suas habilidades

Alcançar uma colocação no mercado de trabalho é uma tarefa que exige planejamento e perseverança. Saber como procurar emprego é importante para aumentar as chances e evitar erros que prejudicam o candidato nos processos seletivos.

Durante a busca, é fundamental se planejar e estabelecer objetivos para encontrar a vaga ideal de acordo com o seu perfil. Desse modo, as iniciativas contribuirão diretamente nesse sentido, trazendo foco e potencializando as chances.

Neste artigo, apresentaremos as melhores práticas para otimizar a busca por um emprego. Além disso, mostraremos quais erros devem ser evitados. Confira as nossas sugestões!

Confira 6 dicas de como procurar emprego

Pensando em facilitar o seu processo, trouxemos algumas dicas para o momento de procurar emprego. Veja!

1. Conheça o mercado e a área de atuação

Um dos primeiros passos é conhecer o mercado e a área de atuação. Essa compreensão ajuda a definir quais serão os objetivos da procura e o que deve ser feito para encontrar as oportunidades.

Não adianta mandar currículos sem critério e oferecer-se para diversas empresas sem saber qual é o foco da procura. Ao conhecer o mercado, você terá mais condições de buscar oportunidades em organizações que estejam de acordo com os seus objetivos, otimizando o processo de busca.

2. Invista no networking

Conhecer pessoas é uma estratégia muito boa na procura por um emprego. Isso não significa fazer o networking com qualquer profissional, no entanto, pois também é importante construir um relacionamento com pessoas que estão ligadas ao setor do seu interesse.

Investir em networking é trocar conhecimentos, ajudar-se, fazer colaborações e trocar informações profissionais relevantes. Procure conhecer profissionais que estão atuando no seu setor e que, futuramente, possam indicar vagas ou você para determinados trabalhos.

3. Tenha um bom currículo

O currículo é um dos elementos mais importantes para quem está procurando emprego. Nesse documento, os candidatos mostram as suas competências, as formações, as experiências e os objetivos. Por isso, é importante que essas informações sejam organizadas e claras, facilitando a vida dos recrutadores.

Informe os seus dados pessoais, mostre que o seu objetivo profissional está relacionado com a oportunidade em questão, destaque competências que tenham relação com a vaga e reforce as experiências que credenciam você ao emprego. Esses aspectos representam uma forma de se diferenciar e de aumentar as suas chances.

4. Relate todas as suas experiências

Não são apenas os empregos formais que têm relevância no seu currículo. Você também pode relatar experiências que não aconteceram em um ambiente tradicional de trabalho, mas que podem ser interessantes para as empresas.

Projetos pessoais, trabalhos voluntários e intercâmbios são exemplos de atividades que podem ser relevantes, de acordo com a oportunidade almejada. Essas vivências são interessantes para desenvolver características e habilidades que são necessárias para o cargo desejado, o que traz um diferencial para o seu perfil.

5. Direcione o currículo de acordo com a vaga

Uma boa dica sobre como procurar emprego é compreender que o seu currículo não é um documento fixo, ou seja, ele deve ser mudado de acordo com cada vaga. Essa prática não é uma tentativa de enganar os recrutadores, mas coloca as principais habilidades necessárias para cada oportunidade em destaque.

Você pode ter várias qualificações, o que geralmente é destacado no currículo. Entretanto, dependendo da vaga, o seu currículo pode ser apresentado de forma mais direta. O importante é não exagerar ou mentir, apenas direcionar o recrutador de maneira mais lógica.

6. Use a tecnologia

A busca por um emprego tradicional, quando era necessário bater de porta em porta, não é o caminho mais indicado para quem está procurando oportunidades. Desse modo, a tecnologia é fundamental para otimizar o processo, trazendo agilidade e aumentando o alcance.

Por meio de recursos tecnológicos, é possível encontrar vagas em diversas empresas e locais, sem a necessidade de entrar em contato com cada uma delas. Essas plataformas facilitam o contato entre candidatos e organizações, dando agilidade ao processo e produzindo uma busca mais acertada.

Veja alguns erros que não devem ser cometidos

Além das dicas que demos, é importante evitar erros na hora de procurar emprego. Confira o que não deve ser feito!

Candidatar-se para vagas de forma aleatória

Mesmo que você deseje muito encontrar uma colocação, candidatar-se a qualquer vaga não é uma prática inteligente. Primeiramente, nem toda oportunidade pode ser uma boa solução para você, pois, muitas vezes, a função não condiz com a sua habilidade ou o nível de remuneração também não é compatível.

Lembre-se de que é importante encontrar uma oportunidade que seja conveniente para a sua carreira, mas também vale a pena entender se o seu perfil é o mais adequado para a função que se está buscando.

Enviar o currículo para a mesma empresa diversas vezes

Muitas vezes, na vontade de conseguir uma vaga, o candidato envia o currículo por e-mail ou pessoalmente repetidas vezes para a mesma empresa, na expectativa de ser notado. Essa atitude demonstra para o recrutador que o indivíduo tem dificuldades de lidar com a ansiedade ou que pode ter dificuldades com a organização.

O recrutador não precisa de diversos currículos para se convencer de que você é o candidato ideal para determinada vaga. Desse modo, a sua única obrigação é mostrar o interesse e, depois disso, basta torcer pela concretização da oportunidade.

Distorcer informações

O recrutador precisa confiar no candidato para selecioná-lo para a vaga. Portanto, é essencial ser 100% honesto e transparente sobre o seu perfil profissional, não distorcendo, mentindo ou omitindo informações.

Qualquer informação que não fique clara e, que, talvez, esteja incongruente com o seu currículo ou que não reflita a realidade pode ser notada pelos recrutadores, prejudicando o seu desempenho no processo seletivo

Neste artigo, trouxemos algumas dicas de como procurar emprego e os erros que não devem ser cometidos nessa busca. É preciso ter perseverança e organização para aumentar as chances de conquistar a vaga esperada. Além disso, vale a pena utilizar a tecnologia para facilitar o processo e potencializar o alcance do seu currículo, possibilitando que o seu perfil seja visto por mais empresas.

Gostou deste conteúdo? Então, cadastre-se no Goowit e aumente as suas chances de encontrar o emprego certo. A plataforma traz as melhores vagas e ajudará você nesse processo!

o que você achou deste conteúdo?

Conte nos comentários.