Desenvolvimento

Entenda mais sobre o desenvolvimento de carreira W e Y

Time Goowit
Escrito por Time Goowit em 7 de julho de 2020
Entenda mais sobre o desenvolvimento de carreira W e Y
Não perca mais nenhuma novidade!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos para desenvolver suas habilidades

Saber exatamente o caminho que precisa ser trilhado para alcançar a realização profissional é o sonho da maioria das pessoas. No entanto, para conseguir estabelecer esse percurso, o primeiro passo que você deve dar é criar um plano de desenvolvimento de carreira.

Neste artigo, queremos compartilhar dois modelos bastante conhecidos — os planos em Y e em W. Não entendeu bem o que isso pode significar? Então, continue a leitura e descubra como eles funcionam e qual pode ser a melhor opção para você adotar.

Por que adotar um plano de desenvolvimento de carreira?

No passado, falar em plano de carreira estava relacionado a uma trajetória dentro de uma mesma empresa por muitos anos. No entanto, hoje, a ideia de traçar um caminho de atuação é adotada por muitos profissionais de maneira independente.

Mesmo mudando de empresas ao longo dos anos, um profissional pode e deve saber quais postos almejar e em qual área tem intenção de crescer. Na prática, isso funciona para conduzir tanto a busca por oportunidades de recolocação profissional quanto a procura por cursos e treinamentos.

Se você busca um desenvolvimento de carreira com foco em cargos de gestão, pode investir em cursos para liderança e gestão de pessoas. Já se você se vê mais como especialista em sua área de atuação, o melhor é mergulhar em cursos de atualização que o ajudem a ser referência.

No entanto, existe, ainda, uma terceira via para o seu plano profissional. Nos próximos tópicos, vamos mostrar como funcionam a carreira em Y e a carreira em W.

Como funciona a carreira em Y?

O plano de desenvolvimento de carreira em Y é o mais conhecido na maioria das empresas e o adotado de forma mais tradicional. Ele surgiu quando as organizações passaram a ver que muitos profissionais ficavam estagnados após chegar a determinado posto. Sem ter mais para onde crescer na profissão, eles acabavam abandonando a equipe.

A “escada” profissional costumava chegar, em seu lugar mais alto, ao cargo de gerência. Mas nem todos estavam preparados ou desejando isso. A carreira em Y trouxe, então, uma segunda via de crescimento, que é a especialização.

Assim, para traçar seu desenvolvimento de carreira em Y, é preciso escolher um direcionamento para o seu futuro, visando ou a um cargo de gestão de equipes ou a uma vaga de especialista em sua área.

Nas empresas modernas, essas duas posições passaram a ocupar lugares equivalentes no organograma, recebendo salários similares e tendo o mesmo nível de valorização pela companhia. Afinal, enquanto gestores lideram times de sucesso, os especialistas trazem análises valiosas e estratégias inovadoras para alavancar os negócios.

O quanto antes você compreender qual trajetória é a mais adequada para você, melhor! Isso porque você poderá começar a investir em cursos de aperfeiçoamento, em desenvolvimento de competências socioemocionais e também em vagas que o ajudem a avançar pelo caminho desejado.

Como é o desenvolvimento de carreira em W?

Ainda não sabe exatamente qual via é a ideal para você? Está achando essa escolha muito limitante para o seu futuro? A boa notícia é que existe outro modelo para o seu desenvolvimento de carreira que tem possibilidades muito mais flexíveis.

Estamos falando da carreira em W, uma nova proposta que surgiu recentemente no mercado e que vem sendo adotada por muitos profissionais. Trata-se da união das possibilidades que aparecem na carreira em Y, trazendo um terceiro caminho. A criação dessa possibilidade foi necessária justamente porque muitas pessoas buscavam desafios ainda maiores ou não queriam abandonar uma linha de atuação para seguir outra exclusivamente.

Com isso, um plano de carreira em W permite que você vá se aprimorando tanto em técnicas de gestão quanto em particularidades da sua área. Assim, você terá capacitação tanto para atuar na gerência quanto como especialista, ou mesmo como os dois ao mesmo tempo.

Nas grandes empresas, tornou-se comum precisar de colaboradores com um alto nível técnico, mas que também saibam liderar pequenos times em projetos inovadores. Esse é o campo ideal para quem adotou o modelo em W.

Você também vai ter mais flexibilidade de recolocação no mercado, podendo pleitear vagas gerenciais ou vagas de especialista. Em um mercado competitivo, essa é uma vantagem interessante para quem não quer perder nenhuma boa oportunidade. As organizações têm valorizado cada vez mais essa versatilidade e essa união de múltiplos conhecimentos que podem agregar ao capital intelectual da empresa.

É claro que essa opção traz diferentes desafios para o profissional. É necessário investir em muito conhecimento, em cursos diversos ao longo da trajetória e em desenvolvimento de habilidades de liderança e de relacionamento interpessoal. É fundamental entender qual é o seu perfil profissional e se ele é adequado a essa posição dinâmica e multidisciplinar.

Qual opção adotar para a sua trajetória profissional?

Em dúvida sobre o melhor plano de desenvolvimento de carreira para adotar? A verdade é que você é a melhor pessoa para refletir sobre isso e descobrir o caminho que mais trará satisfação profissional.

No entanto, existem alguns fatores que você deve considerar e testar ao longo de sua trajetória. Fazer testes de perfil comportamental e buscar o autoconhecimento é uma das iniciativas que podem ajudá-lo a entender melhor o seu potencial.

Além disso, é interessante procurar organizações que deem espaço para um plano de carreira mais dinâmico e com diferentes possibilidades de crescimento e desenvolvimento profissional. Poder “navegar” entre as áreas de atuação dentro de uma companhia é o que vai permitir que você adquira conhecimento e uma visão ampla do negócio.

Por fim, você ainda pode buscar uma mentoria profissional, que será responsável por conduzir o seu plano de desenvolvimento de carreira em Y ou W de forma adequada.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a compreender as possibilidades para o seu desenvolvimento de carreira. Agora, você já pode começar a criar um plano para o seu crescimento profissional. Lembre-se de encontrar seu propósito e sua motivação e não deixe de aprimorar as suas habilidades e competências.

O Goowit pode ajudar você nessa caminhada. Além de uma mentoria de carreira, podemos conectar você com as melhores empresas do mercado. Faça seu cadastro gratuito em nosso site e comece a sua parceria!

o que você achou deste conteúdo?

Conte nos comentários.