Desenvolvimento

Desenvolvimento de competências: 6 dicas para alavancar a sua carreira

Time Goowit
Escrito por Time Goowit em 21 de julho de 2020
Desenvolvimento de competências: 6 dicas para alavancar a sua carreira
Não perca mais nenhuma novidade!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos para desenvolver suas habilidades

Você sabia que um bom currículo é composto por muito mais que as habilidades técnicas? A maioria dos recrutadores está de olho também nas famosas soft skills, tornando o desenvolvimento de competências obrigatório para profissionais que querem se destacar na carreira.

Se você quer entender melhor do que estamos falando, não pare de ler agora! Neste conteúdo, você vai descobrir o que são as competências socioemocionais e quais são as melhores dicas para torná-las grandes diferenciais na sua performance. Continue a leitura e confira!

O que é o desenvolvimento de competências e por que é importante?

Quem está observando o mercado de trabalho, com certeza, já notou que tudo está mudando muito rápido. Para acompanhar esse fluxo, é preciso estar em constante atualização na área em que você atua. No entanto, não só a parte técnica merece ser calibrada, mas também as suas soft skills.

Já conhece esse termo? Soft skills são as competências socioemocionais, relacionadas ao comportamento e à personalidade de um indivíduo. As empresas têm valorizado cada vez mais esse aspecto, buscando profissionais mais completos e preparados para os desafios diários.

Buscar o desenvolvimento de competências, como flexibilidade, organização, resiliência, liderança e criatividade – entre muitas outras –, pode ser a ação de que você precisa para dar aquele impulso na sua carreira. Ao investir nessa área, você não apenas se qualificará melhor como profissional, como também se aperfeiçoará pessoalmente para lidar com outras situações da sua vida.

Como desenvolver as competências como profissional?

Já que o desenvolvimento de competências é essencial para você se posicionar melhor como profissional no mercado, separamos 6 dicas que vão ajudá-lo a alavancar a sua carreira por meio das soft skills. Veja a seguir!

1. Busque o autoconhecimento

Autoconhecimento é um ponto-chave quando falamos de desenvolvimento de competências. Essa qualidade envolve um entendimento das próprias características, preferências, emoções e reações a tudo que acontece. Se você costuma refletir sobre o que pensa e faz para entender melhor as suas motivações, está no caminho certo do autoconhecimento.

Ao se conhecer melhor, você vai entender quais são as suas limitações e quais são os seus pontos fortes. Vai descobrir quais soft skills você já tem e poderá melhorá-las. Além disso, vai entender quais comportamentos você precisa passar a ter e quais não agregam positivamente ao seu desempenho.

2. Aprenda a gerenciar emoções

A inteligência emocional é uma das soft skills mais buscadas pelas empresas modernas. Trata-se da capacidade de entender e gerenciar as próprias emoções, além de compreender e saber lidar com as emoções das pessoas que estão à sua volta.

Essa competência é extremamente útil no cenário corporativo, já que, diariamente, precisamos lidar com imprevistos, estresse, pressão e, muitas vezes, frustrações. Ao administrar com eficiência todos esses sentimentos, um profissional consegue manter o foco e ser mais racional frente aos desafios que aparecem. Ademais, consegue se relacionar melhor com os colegas e superiores.

Adquirir inteligência emocional é um passo importante e acaba também fazendo parte do processo de autoconhecimento. Primeiro, você vai precisar entender as suas próprias emoções para, assim, analisar e gerenciar melhor esses sentimentos.

3. Ouça as perspectivas dos outros sobre você

Algo que pode impulsionar o seu desenvolvimento de competências é ouvir o que outras pessoas têm a dizer sobre você. No ambiente corporativo, costumamos chamar isso de feedback. Ter pouca tolerância ou interesse em receber feedbacks é um problema que pode prejudicar o seu crescimento pessoal.

Mesmo quando as observações não são completamente positivas, elas têm algo a acrescentar e podem ser usadas por você como ferramenta de aperfeiçoamento. Por isso, peça o feedback de colegas de trabalho, líderes e, até mesmo, de ex-patrões. Você vai ter uma visão mais clara da sua performance e poderá trabalhar esses aspectos.

4. Tenha disposição para aprender

Atualizar-se com novos conhecimentos é essencial para montar um currículo forte e competitivo. Por isso, é necessário ter disposição para aprender e entender que o profissional moderno deve viver em constante processo de aprendizado.

Isso vale tanto para os conhecimentos técnicos quanto para o desenvolvimento de competências. Afinal, mesmo que muitas soft skills sejam frutos da bagagem cultural e familiar ou mesmo traços de personalidade, ainda assim, é possível adquirir esse tipo de conhecimento do zero.

O primeiro passo para isso é reconhecer a necessidade de mudar e de se aperfeiçoar. Depois, basta ir em busca de informações que o ajudem a desenvolver esses pontos. Já existem diversos cursos para soft skills, como liderança, organização e inteligência emocional. Contar com aconselhamento profissional, mentoria de pessoas mais experientes e, até mesmo, com o acompanhamento psicoterápico também é uma forma de investir nesse crescimento.

5. Exercite a flexibilidade e a resiliência

Você se enxerga como uma pessoa flexível e resiliente? Adapta-se fácil a mudanças e tem disposição para continuar a sua trajetória mesmo após alguma decepção ou um problema? Essas qualidades também estão na mira dos recrutadores corporativos.

O cenário atual causado pela pandemia Covid-19 é um ótimo exemplo da necessidade dessas soft skills. De uma hora para outra, todos os profissionais precisaram se ajustar para trabalhar de casa e muitos negócios precisaram se reinventar para enfrentar a crise. Sem flexibilidade e resiliência, esse período se torna ainda mais complexo e desafiador.

6. Entenda como as suas competências se aplicam na profissão

A última dica que podemos dar para impulsionar o seu desenvolvimento de competências é descobrir como as skills que você já tem se aplicam na sua atuação profissional. Além de usar essas qualidades para fortalecer o seu currículo, você deve saber como apresentá-las durante entrevistas de emprego, mostrando que elas vão contribuir para uma performance mais completa e satisfatória no ambiente corporativo.

Gostou de descobrir como investir no seu desenvolvimento de competências de forma prática? Essas dicas, com certeza, vão ajudá-lo a alcançar mais destaque como profissional e a pleitear as melhores vagas do mercado. Conseguir unir as habilidades socioemocionais com as técnicas é o melhor caminho para se preparar para as exigências do cenário atual.

Quer ficar por dentro de mais dicas e artigos como este? Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos em seu e-mail. Assim, você vai manter o seu conhecimento sempre atualizado!

o que você achou deste conteúdo?

Conte nos comentários.