Desenvolvimento

Educação corporativa: o que é e por que você deve investir nisso

Time Goowit
Escrito por Time Goowit em 24 de setembro de 2020
Educação corporativa: o que é e por que você deve investir nisso
Não perca mais nenhuma novidade!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos para desenvolver suas habilidades

Toda organização que deseja crescer e melhorar os seus resultados deve investir em seus colaboradores. A educação corporativa é uma estratégia importante nesse contexto, pois possibilita a capacitação dos profissionais de forma planejada.

É fundamental para a empresa investir na capacitação dos colaboradores e ajudá-los no desenvolvimento de habilidades que contribuem para o crescimento na carreira. Essa estratégia traz benefícios para o profissional, que adquire novas competências, e para a organização, que conta com profissionais mais qualificados para o serviço.

Neste artigo, vamos entender o que é educação corporativa e quais são as principais vantagens que ela oferece. Continue a leitura!

O que é educação corporativa?

A educação corporativa é uma estratégia que promove o aprendizado e o desenvolvimento dos colaboradores da empresa. O objetivo é manter a vantagem competitiva e melhorar o desempenho dos profissionais.

Por meio dela, a empresa planeja as capacitações para os profissionais com o objetivo de mantê-los sempre atualizados a respeito das rotinas e das ações do negócio. Desse modo, é possível direcionar os treinamentos para suprir as necessidades da organização.

Assim, a educação corporativa é mais do que um treinamento ou do que cursos esporádicos. São ações que estimulam o desenvolvimento dos colaboradores de forma aliada às estratégias e aos objetivos macro da empresa, produzindo resultados constantes para todos os envolvidos.

Diversos modelos podem ser aplicados, como cursos, reuniões, palestras e capacitações. Com o surgimento da tecnologia, o ensino a distância também ganhou bastante espaço, sendo uma alternativa interessante para as organizações, já que traz flexibilidade para o processo.

Quais são as principais vantagens de investir nessa estratégia?

O investimento em educação corporativa traz diversas vantagens para as organizações. Vamos conhecer as principais delas!

Maior nível de engajamento e motivação

A empresa que investe nessa estratégia passa a mensagem de que valoriza cada profissional e de que deseja ver o crescimento de cada um. Desse modo, é normal que os trabalhadores aumentem o nível de engajamento nos projetos, tendo mais dedicação e esforço no cotidiano.

Além disso, os treinamentos também contribuem para motivar os profissionais, trazendo uma influência positiva para as suas atitudes e para o posicionamento. Esse sentimento eleva os resultados organizacionais, conferindo um importante diferencial competitivo.

Desenvolvimento de novas habilidades

Os colaboradores que participam das estratégias de educação corporativa, como cursos, palestras e capacitação, passam a desenvolver novas habilidades e competências que serão úteis para as suas obrigações na organização. Por isso, é interessante encontrar programas específicos, que ofereçam o treinamento adequado para cada característica almejada.

As ações de educação corporativa têm o objetivo de desenvolver características e capacidades que tragam diferenciais para o negócio. Isso contribui para que os colaboradores recebam conhecimentos que são relevantes para o progresso deles e também para o negócio no qual estão inseridos.

Aumento da produtividade dos colaboradores

Com mais conhecimento, motivação e capacidade para cumprir as suas funções, é normal que a produtividade dos colaboradores aumente. Isso é fundamental para que a empresa continue em crescimento, sendo capaz de produzir com qualidade em menos tempo.

Além de aumentar a capacidade individual, essa estratégia também contribui para desenvolver o trabalho em equipe e manter os profissionais alinhados. Com mais entrosamento e uma linguagem comum entre os setores, a produtividade também é beneficiada.

Maior qualidade do trabalho executado

Quando os profissionais são capacitados, os processos dentro da empresa são otimizados, melhorando a qualidade do trabalho executado. Isso porque todos os papéis são definidos de maneira organizada e cada um sabe do que precisa para desenvolver a sua função.

Além de ter mais produtividade, o serviço também é feito com mais qualidade. Muitas vezes, novas tecnologias estão disponíveis, mas não são utilizadas pelos profissionais por falta de conhecimento. Com a educação corporativa, a organização consegue manter os colaboradores atualizados e preparados para empregar todos os recursos, otimizando o trabalho.

Desenvolvimento da liderança

Os líderes são figuras importantes dentro de uma organização, pois são pessoas capazes de inspirar os que estão ao redor e melhorar os resultados. O líder é capaz de motivar outros colaboradores, manter os níveis de excelência e de produtividade elevados e ainda impedir que a rotatividade de funcionários seja alta, prejudicando o fluxo de trabalho.

Portanto, investir nessa estratégia é uma forma de desenvolver a liderança da sua empresa. Para isso, é possível entregar conteúdos específicos para essa posição, preparando esses profissionais para atuar de forma inspiradora e humana.

Retenção de talentos

Uma organização que investe em seus funcionários é capaz de diminuir o índice de turnover e o de absenteísmo, aspectos que prejudicam os resultados e a produtividade. Com uma atitude de valorização dos profissionais, é mais fácil reter os talentos e garantir uma equipe produtiva e qualificada.

O investimento em treinamentos e capacitação é um dos elementos que contribuem para a retenção de talentos, portanto, vale a pena valorizar esse processo na organização. Desse modo, é possível ter uma equipe engajada, alinhada e que entenda a cultura organizacional, o que ajuda a economizar nos processos de seleção e de contratação de novos profissionais.

Obtenção de melhores resultados para a empresa

As vantagens da educação corporativa somadas, como a motivação, a produtividade e a retenção dos talentos, possibilitam a obtenção de melhores resultados para a empresa. Isso acontece por diversos motivos, como um clima organizacional mais positivo, o conhecimento necessário para as atividades e a capacidade de resolver problemas.

Quando a empresa entrega um serviço de excelência, é normal que o crescimento faça parte do processo. Desse modo, é criado um círculo virtuoso, no qual a organização capacita os colaboradores, que entregam um trabalho de grande qualidade, aumentam a produtividade e melhoram os resultados do negócio.

Neste artigo, explicamos o que é a educação corporativa e os principais benefícios que ela oferece para as empresas. Investir nessa estratégia é uma forma de preparar os colaboradores, desenvolvendo habilidades e competências que serão importantes para o cotidiano. Desse modo, a organização é capaz de aumentar a produtividade e a qualidade do serviço, conseguindo bons resultados para o negócio.

Gostou de conhecer mais sobre esse tema? Então, aproveite para ler outro artigo de nosso blog que ensina como fazer o desenvolvimento de liderança na sua empresa!

o que você achou deste conteúdo?

Conte nos comentários.