Recursos Humanos

Tudo o que você precisa saber sobre a gestão de pessoas

Time Goowit
Escrito por Time Goowit em 13 de outubro de 2020
Tudo o que você precisa saber sobre a gestão de pessoas
Não perca mais nenhuma novidade!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos para desenvolver suas habilidades

Cuidar da boa comunicação dentro da empresa e prezar por um recrutamento de colaboradores eficiente são algumas das principais atribuições do setor de gestão de pessoas. Esse departamento exerce grande importância dentro das empresas, uma vez que o bom relacionamento entre os colaboradores precisa ser melhorado constantemente para garantir uma produtividade eficiente de todas as equipes.

Tudo isso refletirá nos resultados da empresa. Por essa razão, é importante saber utilizar as estratégias certas para engajar seus colaboradores e motivá-los a “vestir a camisa” da empresa em busca dos objetivos traçados.

Neste artigo completo vamos explicar a você como a gestão de pessoas funciona, como ela deve ser feita e quais os impactos que ela trará para o seu negócio. Continue a leitura e confira!

O que é gestão de pessoas?

A gestão de pessoas refere-se ao departamento responsável por administrar o capital humano de um negócio. Por meio de técnicas de RH (Recursos Humanos), é possível conciliar as metas da empresa com os objetivos dos colaboradores.

Para isso, é preciso identificar quais são os perfis mais alinhados à cultura organizacional e, então, focar em ações que visam o desenvolvimento, o engajamento e a motivação da equipe. 

Como principais objetivos da gestão de pessoas, podemos citar:

  • o apoio à empresa no que se refere ao alcance de metas;
  • a contribuição para melhorar cada vez mais a cultura da empresa;
  • a garantia da retenção de profissionais talentosos, engajados e qualificados;
  • a criação de uma relação harmoniosa e de confiança entre líderes e colaboradores.

Quais os pilares da gestão de pessoas?

Investir na valorização do capital humano é fundamental para o sucesso do seu negócio. Para isso, é preciso embasar o seu trabalho nos pilares da gestão de pessoas, os quais são responsáveis por oferecer uma gestão estratégica mais eficiente. Veja quais são eles.

Motivação

Ter colaboradores motivados é o mesmo que ter colaboradores produtivos. Isso porque eles conseguem absorver melhor as tarefas, executá-las com mais eficiência e, ao mesmo tempo, manter a harmonia do ambiente organizacional.

Combater a falta de propósito no trabalho, cultura organizacional desagradável, posturas inflexíveis da gerência e a disponibilização de ferramentas ineficientes é a melhor forma de motivar seus colaboradores.

É importante destacar que podem existir casos isolados que incentivam o desinteresse dos seus funcionários. Logo, identificar esses problemas o quanto antes é fundamental para evitar o desengajamento da equipe.

Mas como identificar o que motiva os funcionários? Os principais passos são os seguintes:

  • conhecer seus colaboradores;
  • definir metas desafiadoras, porém, tangíveis;
  • investir no processo seletivo;
  • praticar a igualdade das condições de trabalho;
  • fornecer contínuos feedbacks.

Liderança

Por trás de uma equipe de alta performance, há sempre líderes conscientes do seu papel e que estão aptos para corrigir eventuais falhas sem trazer desmotivação. Por essa razão, desenvolver coordenadores competentes é um dos principais pilares da gestão de pessoas, uma vez que eles são a base para manter uma equipe motivada e bem estruturada.

Ao capacitar os seus líderes, vá além do técnico. Valorize também algumas soft skills importantes, como relacionamento interpessoal, boa comunicação, olhar humanizado sobre a equipe etc.

Comunicação

Muitas empresas pecam no quesito comunicação e esse erro acarreta diversos prejuízos para o negócio, desde a necessidade de retrabalhos até o desentendimento entre colaboradores — o que por si só já prejudica o clima organizacional.

Nesse sentido, é necessário que o gestor se comunique de maneira transparente e segura, a fim de eliminar ruídos que atrapalham as relações de trabalho e a execução dos processos.

Ao colocar em prática uma comunicação transparente, seus colaboradores se sentirão mais seguros para expor suas opiniões e ideias, ajudando a traçar estratégias mais eficazes para o seu negócio.

Cooperação

Evite focar apenas na competição e lembre-se de que a cooperação cria um ambiente mais saudável dentro da empresa. A gestão de pessoas visa proporcionar parceria e integração entre as equipes para que os objetivos do seu negócio sejam alcançados com mais rapidez e eficácia.

Quando a empresa incentiva a cooperação, ela tem a oportunidade de potencializar a confiança entre os seus colaboradores e, inclusive, seus líderes. A cooperação permite que os profissionais sintam-se livres e seguros para opinar sobre os projetos da empresa e apresentar insights que podem ajudar a melhorar os resultados do seu negócio.

Capacitação

Sem capacitação profissional ficará muito difícil executar os processos com a eficiência necessária para alcançar o sucesso. Por essa razão, esse pilar se torna essencial dentro da gestão de pessoas, além de ser uma excelente forma de valorizar o capital humano da empresa, reduzindo a rotatividade de funcionários.

Ou seja, essa é uma das maneiras mais eficientes de promover a retenção de talentos, tendo em vista que os colaboradores se sentirão cada vez mais satisfeitos com a empresa. Isso permite que eles cresçam profissionalmente e melhorem seus resultados.

Trabalho em equipe

Para ter uma equipe de sucesso, os colaboradores precisam trabalhar alinhados. Para isso, é importante que o gestor ressalte o que cada colaborador tem de melhor, conscientizando todos de que quando eles trabalham em equipe os resultados tendem a ser muito melhores do que o esperado.

Esse pilar ajuda a fortalecer a interação e o relacionamento entre os colaboradores de diferentes setores, a fim de incentivar o crescimento da parceria entre eles. Ao entender e provar que o trabalho em equipe gera melhores resultados, os colaboradores passam a se dedicar mais para traçar novas estratégias que beneficiarão a empresa como um todo.

Conhecimento

O conhecimento é algo muito importante na vida profissional de qualquer pessoa. Isso porque ele permite que os problemas sejam solucionados de maneira mais eficiente e as estratégias sejam usadas de forma mais inteligente, a fim de atrair mais clientes para a empresa e permitir um crescimento sustentável do negócio.

É por essa razão que você precisa incentivar a cultura do conhecimento dentro da sua organização, uma vez que essa ação possibilita que os seus colaboradores melhorem seu desenvolvimento técnico e intelectual de maneira contínua.

Um dos maiores benefícios do conhecimento é que ele desperta a curiosidade nas pessoas, fazendo com que elas tenham maior interesse para realizar tarefas que antes não faziam parte da sua rotina — esse é o primeiro passo para ter uma equipe inovadora. 

Treinamento e desenvolvimento

Equipes de alta performance estão em constante aprendizagem. Isto é, os treinamentos fazem parte da sua rotina profissional, seja por meio de cursos presenciais, seja por meio de cursos online. 

Não pense que isso é um custo para a sua empresa, muito pelo contrário. Quanto mais capacitados seus colaboradores forem, melhores serão os insights e as estratégias utilizadas para manter o bom desenvolvimento do seu negócio.

Além disso, investir em treinamento e desenvolvimento permite criar um ambiente de trabalho mais produtivo, uma vez que seus colaboradores terão autonomia e conhecimento necessário para solucionar problemas de maneira eficiente.

Competência

A gestão por competência é peça fundamental dentro da gestão de pessoas. Isso porque ela permite unir habilidades e conhecimentos de cada funcionário para utilizá-los como força para melhorar os resultados do negócio.

Cada colaborador tem um potencial de destaque, ou seja, algo em que ele é muito bom. Essa competência precisa ser usada a favor da organização, permitindo que outros colaboradores também tenham acesso a esse conhecimento. Lembre-se de que todo profissional tem algo a ensinar e a aprender, basta identificar os pontos fortes de cada um.

Participação

Quanto mais participativos seus colaboradores forem, mais competitiva a sua empresa será no mercado. Isso porque esse perfil de funcionário tende a ser mais proativo e não se contenta em fazer apenas o básico, ele costuma ir além, tanto na entrega de ideias quanto na elaboração de estratégias.

Por essa razão, todos os colaboradores precisam ter ciência dos projetos e objetivos da organização, mesmo que alguns deles tenham maior envolvimento com o tema e outros não. Dessa forma, é possível promover a participação de todos, melhorando a produtividade dos setores e permitindo que as metas sejam alcançadas com mais facilidade.

Envolvimento

Quanto mais envolvidos os seus colaboradores estiverem com os projetos, maiores são as chances da empresa se destacar da concorrência e alcançar o sucesso. Para isso, você precisa tornar o seu capital humano o centro das atenções do seu negócio, uma vez que é dele que vem o ritmo e a força de trabalho.

Nesse momento, a gestão de pessoas apresenta um papel muito importante, tendo em vista que ela é responsável por aliar o envolvimento e a participação de todos os colaboradores e despertar neles o desejo de contribuir com algo positivo para a organização.

Como fazer a gestão de pessoas?

Saber como fazer uma gestão de pessoas é fundamental para que os seus resultados sejam positivos e, consequentemente, garantir a satisfação dos seus colaboradores. A seguir, listamos algumas ações consideradas indispensáveis nesse processo. Veja quais são elas.

Saiba ouvir os seus colaboradores

Saber ouvir os seus colaboradores é de suma importância para melhorar a credibilidade da empresa. Mostrar-se disponível para ouvi-los é indispensável para ganhar a confiança de seus funcionários, uma vez que essa atitude mostra que a empresa reconhece que eles são peças importantes dentro do sistema.

A melhor forma de fazer isso é desenvolvendo um relacionamento que possibilite que todos tenham a liberdade para opinar de forma respeitosa, mesmo que o questionamento seja uma reivindicação.

Estabeleça uma comunicação livre

Desenvolver uma boa comunicação é o primeiro passo para melhorar o relacionamento entre os líderes e colaboradores. Essa ação ajuda a evitar mal entendidos que comprometam o desempenho, a credibilidade e a relação com e entre os seus funcionários.

Com uma comunicação livre, é possível manter toda a equipe bem informada e alinhada não só com os objetivos da empresa, mas também com as tomadas de decisões feitas ao longo dos processos.

Ao estimular o diálogo e a comunicação, automaticamente você fará com que o colaborador se sinta parte da sua empresa.

Alinhe seu time com a cultura organizacional

O perfil dos seus colaboradores precisa estar alinhado com a cultura organizacional da sua empresa. Isso faz toda a diferença para incentivar todos a conquistarem um objetivo comum. Portanto, esse alinhamento precisa ser feito já no processo de recrutamento e seleção.

Dessa forma, fica mais fácil de contratar talentos que não apenas têm boas qualidades e são competentes, mas, acima de tudo que “vestem a camisa” da empresa para melhorar seus resultados e garantir uma relação de trabalho mais harmoniosa.

Promova um bom clima organizacional

O ambiente de trabalho diz muito sobre a produtividade e a motivação dos seus funcionários. Por essa razão, promover um bom clima organizacional é indispensável para ter um time de sucesso. Isso é essencial para acabar de uma vez por todas com o negativismo dentro da organização.

Líderes que enfrentam juntos os desafios diários da empresa, conseguem ter uma equipe mais engajada e focada, permitindo, assim, que a satisfação interna seja otimizada. Logo, haverá mais interesse por parte de outros talentos de fazer parte do seu negócio.

Invista na atração de talentos

Por falar em talentos, não podemos deixar de mencionar a importância de traçar estratégias para atraí-los. Sendo assim, invista em qualificação, a fim de fazer com que seus colaboradores entendam o quanto a empresa se importa com o seu desenvolvimento profissional.

Essa é uma maneira de mostrar aos demais talentos que a sua empresa é um excelente lugar para trabalhar. Não esqueça também de oferecer benefícios aos seus colaboradores, como planos de saúde, vale-refeição, entre outros atrativos que os incentivam a permanecer trabalhando na sua empresa.

Ofereça feedbacks

Os feedbacks são essenciais para ajustar os processos da empresa e mostrar para os seus colaboradores quais são seus pontos fortes e fracos. Quando se tratar de um feedback negativo, tente entregá-lo da maneira mais humanizada possível, a fim de não desmotivar o colaborador e fazer com que ele se sinta rejeitado pelo seu líder.

Também é importante evitar expor o funcionário de maneira pejorativa. Isso pode acarretar sérios problemas que vão muito além da desmotivação profissional.

Os feedbacks precisam ser constantes, a fim de alinhar os processos da empresa de maneira eficiente e, ao mesmo tempo, garantir que os problemas serão solucionados com rapidez sem prejudicar a imagem do negócio no mercado.

Implemente um plano de cargos e salários

Avalie as necessidades de seus funcionários e implemente um plano de cargos e salários na sua empresa. Essa é uma ótima maneira de alinhá-los aos desafios, objetivos e necessidades do seu negócio.

Por exemplo, se identificar que seus colaboradores sentem dificuldades de crescer dentro da organização, você pode estabelecer uma nova estratégia para que todos entendam qual caminho devem seguir para ascender em sua carreira. Isso os motivará a melhorar seus resultados individuais para conseguir o destaque merecido.

Treine a sua equipe

Por mais que o colaborador tenha a formação acadêmica necessária para ocupar um cargo, os treinamentos são sempre muito importantes para garantir que ele estará por dentro de todas as tendências e inovações do mercado. Afinal, com o avanço da tecnologia, é muito fácil ficar desatualizado.

Nesse sentido, treinar a sua equipe constantemente é fundamental para fazer com que a empresa se destaque de seus concorrentes. Com uma equipe qualificada, fica muito mais fácil de atrair novos clientes e, consequentemente, aumentar o seu faturamento.

Invista em tecnologia

Tenha em mente que a tecnologia é e sempre será uma excelente aliada para otimizar os processos de uma empresa, inclusive os que estão ligados à gestão de pessoas. Dessa forma, é possível reduzir o tempo gasto com atividades burocráticas, como demissões, folha de pagamento, férias, contratações etc. Além disso, há mais segurança na execução dessas atividades, uma vez que o próprio sistema emite um alerta quando algo não está certo.

Ao investir em tecnologia, você terá mais disponibilidade para focar em ações estratégicas, as quais ajudam o seu negócio a crescer de maneira sustentável.

Qual a importância da gestão de pessoas?

Os colaboradores são os ativos mais valiosos da sua organização. Sendo assim, caso eles estejam desmotivados, sua empresa corre o risco de aumentar o absenteísmo e, inclusive, perder talentos para a concorrência. Atualmente, o oferecimento de benefícios financeiros não é o suficiente para manter um colaborador motivado.

Isso significa que eles buscam muito mais do que isso — e é aqui que entra a gestão de pessoas. O colaborador deseja ser ouvido e valorizado. Além disso, eles querem saber se têm chances reais de crescer dentro da empresa.

Quais os impactos da gestão de pessoas para a organização?

Uma gestão de pessoas bem-feita pode impactar positivamente qualquer negócio. A seguir, mostramos quais são as vantagens colhidas desse processo. Acompanhe!

Traz melhores contratações

Uma gestão de pessoas eficiente permite que o processo seletivo seja mais certeiro. Ou seja, a empresa consegue selecionar funcionários mais qualificados para ocupar o cargo em aberto. Com isso, os resultados tendem a ser muito melhores do que o esperado, fato que auxilia até mesmo na motivação do colaborador, uma vez que ele perceberá que o seu trabalho tem sido reconhecido por sua liderança.

Aumenta a produtividade e a motivação

Produtividade e motivação estão 100% relacionadas. Sendo assim, quando a gestão de pessoas é bem-feita, logo esses dois fatores são evidenciados nos colaboradores. Isso porque a gestão permite que os funcionários conheçam a fundo suas responsabilidades e, por meio de treinamentos, saibam executar suas tarefas com excelência. Logo, há economia de tempo e a possibilidade de melhorar o desempenho técnico dos profissionais.

Otimiza a atração e a retenção de talentos

Quando a gestão de pessoas é bem executada, os funcionários ficam mais satisfeitos com os benefícios oferecidos pela empresa. Logo, essa notícia tende a ganhar força no mercado de trabalho, atraindo olhares de novos talentos que estão interessados em prestar serviços a uma empresa que se importa com eles. 

Já os talentos que estão na organização, sequer cogitam a possibilidade de buscar oportunidade de emprego na concorrência.

Melhora o ambiente de trabalho

Como dito, a gestão de pessoas permite que a comunicação seja otimizada e as relações de trabalho também. Logo, você passa a ter um ambiente de trabalho harmonioso e muito produtivo, uma vez que os colaboradores terão a liberdade de expressar suas opiniões sem ter receio de ser repreendidos ou diminuídos por seus líderes. Assim, seus colaboradores ficarão cada vez mais motivados a entregar o seu melhor todos os dias.

Quais as melhores estratégias de gestão de pessoas?

Ao chegar até aqui, você com certeza já sabe como aplicar a gestão de pessoas em sua empresa. Para ajudar a otimizar seus resultados, listamos as principais estratégias do setor para você colocar em prática. Confira!

Remuneração

Remunerar os seus funcionários de acordo com os resultados e responsabilidades assumidas é uma excelente estratégia para garantir uma gestão de pessoas eficiente, pois faz com que os colaboradores sejam cada vez mais comprometidos com os objetivos da empresa.

É válido destacar a importância de definir muito bem os critérios de remuneração, de modo a evitar que os seus funcionários se sintam injustiçados e haja conflitos internos.

Relação de trabalho

Defina as regras que definirão como serão as relações de trabalho dentro da sua empresa. Nesse momento, é importante levar em consideração a jornada de trabalho, a programação de férias, a maneira como as ausências serão negociadas, a política de horas extras etc. Isso faz com que os funcionários valorizem a empresa, uma vez que essas relações mostram que ela se importa com o bem-estar deles.

Treinamento e desenvolvimento

Além de contratar e selecionar pessoas para o cargo de trabalho, uma das principais estratégias da gestão de pessoas é o treinamento e o desenvolvimento de seus colaboradores. Por meio dessa estratégia, o funcionário pode desenvolver melhor suas atividades profissionais, oferecendo aos clientes um melhor atendimento que visa conquistar a sua confiança e aumentar o faturamento da empresa.

Recrutamento e seleção

Por fim, mas não menos importante está o recrutamento e a seleção. Ao fazer uma análise detalhada do perfil de cada candidato, a gestão de pessoas consegue selecionar aquele que está mais alinhado aos objetivos da empresa. Como resultado, é possível contar com colaboradores competentes e engajados que visam ajudar a empresa a alcançar o sucesso desejado.

Percebeu o quanto a gestão de pessoas é importante dentro de um negócio? Avalie cada item deste artigo e coloque em prática nossas dicas, a fim de melhorar o relacionamento entre os seus líderes e colaboradores e, claro, também os resultados da empresa.

Precisa de ajuda para encontrar talentos para a sua empresa? Cadastre-se agora sua empresa no Goowit Company e tenha acesso aos melhores profissionais do mercado!

o que você achou deste conteúdo?

Conte nos comentários.