Carreira

Headhunter: o que é e como se tornar um?

Time Goowit
Escrito por Time Goowit em 6 de agosto de 2020
Headhunter: o que é e como se tornar um?
Não perca mais nenhuma novidade!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos para desenvolver suas habilidades

Encontrar bons trabalhadores é o desejo de cada empresa, que precisa de colaboradores qualificados para crescer. O headhunter é um profissional que contribui para que as contratações sejam adequadas ao perfil do negócio e para que tragam os resultados esperados, contribuindo para o crescimento da organização.

Essa atuação, muitas vezes, é confundida com o trabalho do profissional de RH, porém, o processo de contratação e recrutamento é diferenciado. Enquanto o recrutador tradicional se baseia em currículos, o headhunter se apoia em seu networking, conhecendo as pessoas certas para cada função.

Neste artigo, vamos entender o que é o headhunter e os ganhos de se tornar um. Além disso, mostraremos como você pode se preparar para ser esse profissional. Confira mais sobre o assunto!

Entenda o que é o headhunter

Headhunter é um termo em inglês que, em uma tradução livre, significa “caçador de cabeças”, que seria a pessoa que seleciona indivíduos do mercado em áreas estratégicas, fazendo uma análise das demandas corporativas e da qualificação do profissional.

No início, esse cargo se preocupava apenas em encontrar os perfis certos para as posições mais altas das organizações. Entretanto, atualmente, ele se preocupa com a contratação de diversos talentos para as empresas, contribuindo para que os profissionais adequados estejam em cada função estratégica do negócio.

Para ter sucesso nesse ramo, é preciso conhecer bem a corporação e as suas demandas, fazendo uma avaliação bastante detalhada do cargo, da função e, muitas vezes, do perfil comportamental da pessoa que atuará diretamente com o candidato. Desse modo, ele consegue contratações que aumentam a possibilidade de um relacionamento duradouro entre os colaboradores, potencializando a produtividade.

Quem atua nessa área pode ser contratado de forma autônoma, fechar um modelo de contrato temporário ou ainda ser um colaborador de apenas uma empresa. Ele sempre está de olho em oportunidades para aproximar as companhias dos candidatos ideais para cada uma das vagas, estejam elas abertas ou não.

Conheça os principais ganhos de atuar nessa área

Atuar nesse ramo traz algumas vantagens para o profissional, que contribuem para o crescimento na carreira. Vamos conhecer alguns ganhos!

Conseguir destaque em sua própria empresa

O profissional que demonstra habilidade para atuar nesse ramo consegue se destacar em sua própria empresa. Ele demonstra que tem conhecimento do mercado e das necessidades da organização, sendo capaz de encontrar os colaboradores certos para cada vaga disponível.

Aumentar a possibilidade de recolocação no mercado

Quem tem um networking de destaque e é capaz de fazer contratações acertadas aumenta a sua possibilidade de recolocação no mercado. As empresas valorizam profissionais que têm um conhecimento diferenciado sobre a área de atuação, pois eles conseguem melhorar os resultados do negócio por meio da seleção efetiva de novos colaboradores.

Confira como se preparar para ser um headhunter

Agora que conhecemos um pouco mais sobre essa função, veja como é possível se preparar para ser um headhunter. Confira as nossas sugestões!

Conheça o perfil do headhunter

O primeiro passo para se tornar um headhunter é conhecer o perfil desse profissional e as características que são necessárias para se destacar nessa área. A habilidade de relacionamento deve ser valorizada, já que é preciso conhecer diferentes profissionais e as suas habilidades.

A facilidade de comunicação também deve ser ressaltada. Em aspectos comportamentais, é preciso ter dinamismo, persistência, comprometimento e habilidade de entender o outro, pois isso contribui para que o perfil certo seja direcionado para cada vaga.

Busque por uma consultoria para a qualificação

Não existe um treinamento ou uma graduação que formem especificamente headhunters, pois as habilidades para atuar nessa função são adquiridas com vivência, experiências anteriores em vários cargos e atividades, pela rede de contatos e pelo poder de negociação.

Uma forma de se preparar para essa função é realizando cursos de coach, que podem contribuir para trazer características relevantes, por exemplo, melhorando a comunicação e o relacionamento com outros profissionais.

Desenvolva as capacidades de negociação

Muitas vezes, o profissional ideal para uma determinada vaga está empregado, pois é normal que quem tem qualificação para posições de destaque esteja atuando. Desse modo, é preciso ter habilidade para negociar e convencer a pessoa a deixar o trabalho atual para encarar um novo desafio.

É possível que o potencial candidato esteja desempenhando atividades em companhias concorrentes, o que pede vantagens competitivas para conquistar o interesse na vaga que é oferecida. Por isso, é fundamental trabalhar as capacidades de negociação e saber como atrair talentos para as oportunidades certas.

Mantenha-se sempre atualizado

Para entender as necessidades da empresa e que perfil pode resolvê-las, é fundamental estar sempre atualizado. É preciso conhecer as práticas do mercado, as inovações de cada área e quais as características que são necessárias para que o profissional entregue um serviço de qualidade para uma empresa.

Quando o headhunter não está atualizado, ele corre o risco de indicar e selecionar candidatos que não entregam um serviço inovador e que não atuam da melhor maneira possível. Por isso, é imprescindível entender quais são as melhores práticas e acompanhar a evolução dos processos.

Pratique o networking

O networking é fundamental para quem deseja encontrar os profissionais certos e atuar nesse setor. Ao ter uma rede de contatos sólida e conhecimento sobre o ramo, o profissional tem subsídios para indicar pessoas que realmente acrescentarão para as diversas funções das empresas.

Desse modo, o processo de seleção não será feito apenas pela verificação de currículos, mas também com um conhecimento aprofundado sobre os profissionais do mercado de trabalho. Você pode fazer isso ao participar de eventos na área de atuação da organização, ao manter contato com outras empresas e ao se relacionar com diferentes pessoas ligadas ao setor.

Neste artigo, mostramos o que é o headhunter e de que forma é possível se preparar para atuar nesse ramo. Essa é uma opção interessante para a sua carreira, pois contribui para que você se posicione de maneira destacada no mercado de trabalho. Desse modo, você conseguirá mais valorização na sua empresa e terá mais oportunidades de recolocação.

Gostou de conhecer mais desse tema? Então, aproveite para deixar um comentário em nosso artigo, contando a sua experiência nessa área ou tirando dúvidas sobre o assunto!

o que você achou deste conteúdo?

Conte nos comentários.