Recursos Humanos

HR Techs: o que são e como elas estão mudando o setor de RH?

Time Goowit
Escrito por Time Goowit em 30 de julho de 2020
HR Techs: o que são e como elas estão mudando o setor de RH?
Não perca mais nenhuma novidade!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos para desenvolver suas habilidades

O setor de RH está em constante evolução, sendo que várias inovações ajudam a trazer mais qualidade para os processos e a otimizar o fluxo de trabalho. Nesse contexto, surgiu a HR Tech, que é uma forma de terceirizar algumas atividades e melhorar o controle sobre determinados aspectos.

As soluções tecnológicas contribuem para que o trabalho dos profissionais de RH seja facilitado, dando espaço para que se dediquem a aspectos vitais da companhia, deixando que algumas atividades sejam automatizadas. Além disso, em situações de crise, como a que vivemos com o coronavírus, elas permitem que as operações continuem, sem comprometer a organização.

Neste artigo, vamos entender o que é uma HR Tech e como ela atua. Também mostraremos algumas mudanças que essas empresas oferecem para o setor de RH. Confira!

Entenda o que é uma HR Tech e como ela atua

O termo HR Tech é uma abreviação para Human Resources Technology, que significa tecnologia para recursos humanos. Esse é o nome utilizado para representar empresas que desenvolvem soluções tecnológicas para a área.

O objetivo dessas empresas é otimizar os processos de RH de quem contrata os seus serviços. Dessa forma, elas trabalham para aumentar a eficiência e a inteligência do setor e, ao mesmo tempo, reduzir os custos com atividades rotineiras.

Elas atuam como parceiras, otimizando e dando qualidade para algum processo do setor de RH dos clientes, sendo que a tecnologia é a inovação utilizada para essa otimização. Desse modo, elas oferecem soluções, ferramentas, apoio técnico e orientação, permitindo melhorar o fluxo de determinado processo e facilitando o cotidiano dos profissionais de RH.

Conheça as mudanças no setor de RH oferecidas pelas HR Techs

Existem diversas mudanças no setor de RH oferecidas pelas HR Techs, que entregam diferentes serviços para as companhias, ajudando no que for necessário para o negócio. Vamos conhecer algumas delas!

Possibilitam a automação de processos

Uma das principais mudanças que as HR Techs oferecem é a automação dos processos. Elas podem desenvolver softwares que se encarreguem de diferentes atividades do RH, como avaliação de desempenho, geração de relatórios, acompanhamento dos resultados, entre outras.

Elas também contribuem para a automatização de processos externos, como recrutamento. Além disso, colaboram para aspectos internos, com a disponibilização de pesquisas de clima organizacional e outros indicadores.

O mais relevante é que as atividades manuais, que, antes, eram executadas pelos profissionais, são feitas pela tecnologia. A equipe de RH continua com o trabalho de alimentar os sistemas, porém, a análise, os cálculos e outros processos são resolvidos de forma automática.

Colaboram para o monitoramento do comportamento dos profissionais

As soluções oferecidas também colaboram para o monitoramento do comportamento dos profissionais. Elas reúnem informações sobre as características de cada colaborador, sobre os trabalhos realizados, sobre o desempenho em determinadas atividades, entre outros aspectos relevantes.

Assim, a gestão de pessoas pode ser guiada por essas informações, trazendo mais apoio para a tomada de decisão. Dessa maneira, o RH atuará de forma estratégica, contribuindo para a melhora nos índices de produtividade, de satisfação e de desenvolvimento.

Aumentam a produtividade

A produtividade dos colaboradores também é influenciada positivamente pela atuação de HR Techs. Com a ajuda de um sistema de planejamento, por exemplo, é possível facilitar a criação e a organização de tarefas, além de ser mais fácil gerenciar todo o fluxo de trabalho.

Dessa maneira, o gestor consegue acompanhar o rendimento de cada colaborador, assim como entender como ele está crescendo e se tornando um profissional mais capaz. Essa é uma forma de descobrir talentos que se destacam, dando à companhia a oportunidade de trabalhar para retê-los.

Otimizam a gestão de benefícios

A gestão de benefícios é um processo essencial para a empresa, pois impacta diretamente o engajamento e a motivação dos colaboradores. Quando ela é realizada de forma eficiente, a companhia ganha força para atrair e reter talentos, além do aumento na produtividade.

Com a ajuda de soluções em HR Tech, é possível escolher e oferecer os benefícios certos, favorecendo a todos. Do mesmo modo, por meio de relatórios, a empresa é capaz de estudar as preferências dos colaboradores e avaliar a disponibilidade do orçamento da companhia.

Proporcionam controle sobre registros funcionais

O setor de RH é responsável por inúmeros processos, como o controle da frequência dos colaboradores, das férias e de uma série de questões trabalhistas e de registro. Essas são atividades que exigem tempo e conhecimento, sendo que contar com as soluções das HR Techs pode ser uma alternativa interessante.

Desse modo, é possível encontrar soluções tecnológicas que agreguem os dados importantes sobre os colaboradores, que facilitem a folha de pagamentos e que tragam agilidade para o setor. Assim, os profissionais podem focar seu tempo de trabalho em outras vertentes, atuando de forma estratégica para a organização.

Contribuem para as atividades envolvendo recrutamento e seleção

Outra mudança relevante que a HR Tech pode oferecer é a contribuição para as atividades que envolvem recrutamento e seleção. Esse é um processo de extrema importância para as organizações, pois garante a contratação de profissionais qualificados que ajudam a fortalecer o negócio.

Elas podem atuar, por exemplo, com a divulgação de vagas, ajudando a empresa a alcançar mais candidatos, o que contribui para a busca de profissionais certos para cada função. É viável utilizar as redes sociais, como o LinkedIn, possibilitando que as triagens e as contratações eficazes aconteçam com mais facilidade.

Além disso, a gestão do processo seletivo também é muito importante. Em soluções como a do Goowit, por exemplo, é possível controlar desde o recrutamento até a contratação do novo colaborador. Esse processo é facilitado por meio de entrevistas on-line de candidatos, gerenciamento de processos seletivos, testes e avaliações customizáveis, entre outras funcionalidades.

Neste artigo, vimos de que maneira uma HR Tech pode contribuir para melhorar alguns processos de RH, dando mais liberdade aos colaboradores e oferecendo soluções automatizadas. Encontrar a parceria correta para a sua empresa é fundamental para ganhar mais competitividade e atuar de forma estratégica.

Gostou de conhecer mais sobre esse tema? Então, aproveite para se cadastrar gratuitamente e saiba como o Goowit pode contribuir para o seu processo de recrutamento e seleção!

o que você achou deste conteúdo?

Conte nos comentários.