Recrutamento e Seleção

Idosos no mercado de trabalho: quais as vantagens e como contratar?

Time Goowit
Escrito por Time Goowit em 21 de outubro de 2020
Idosos no mercado de trabalho: quais as vantagens e como contratar?
Não perca mais nenhuma novidade!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos para desenvolver suas habilidades

Contar com profissionais experientes é sempre uma vantagem para as organizações, pois eles são fonte de conhecimento teórico e prático. A atuação de idosos no mercado de trabalho vem crescendo nos últimos anos devido aos bons resultados que eles trazem para as empresas.

Algumas organizações ainda não conhecem a importância de contar com colaboradores mais experientes, pois acreditam que eles não serão tão relevantes para os resultados. A contratação de idosos, entretanto, acrescenta conhecimento e experiência e pode trazer diversas vantagens para o negócio.

Neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre o mercado de trabalho para idosos. Além disso, mostraremos as principais vantagens de contar com esses profissionais. Continue a leitura!

Conheça a realidade dos idosos no mercado de trabalho

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou uma série de pesquisas que indicam que o número de pessoas com mais de 65 anos no país teve um grande aumento nos últimos anos. Entre 2012 e 2018, por exemplo, o número de idosos aumentou 26%. Esses dados impactam diretamente o mercado de trabalho, que precisa de vagas para essa parcela da população.

Muitos idosos buscam empregos para complementar a renda, que diminui após a aposentadoria, ou para se manterem na ativa. Ainda que as contratações tenham aumentado, encontrar uma vaga pode ser um desafio para quem está na terceira idade.

Algumas empresas já perceberam essa tendência e oferecem a oportunidade para pessoas da terceira idade desempenharem funções de acordo com as suas qualificações e com o fit cultural da organização. Essa pode ser uma forma de ganhar colaboradores capacitados, experientes e que podem contribuir para melhorar os resultados do negócio.

Confira as maiores vantagens de contratar idosos

A contratação de pessoas da terceira idade traz diversas vantagens para as empresas, que vão desde aspectos profissionais até pessoais. Confira as principais!

Responsabilidade social

A responsabilidade social é um assunto muito discutido na atualidade, o que levou as empresas a se preocuparem com as práticas humanizadas, não apenas com resultados e lucros. Dar oportunidade para esse grupo é uma forma de demonstrar o valor que ele tem para a sociedade e manter a diversidade entre os colaboradores.

Ao abrirem as portas para essa parcela de pessoas, as organizações oferecem possibilidades reais de trabalho para profissionais competentes e que podem trazer diversos benefícios. Portanto, vale a pena investir nesse tipo de contratação para conseguir bons resultados e ajudar quem está em busca de emprego.

Comprometimento

Os colaboradores com mais idade também se destacam pelo comprometimento com a empresa, algo que passa pelo reconhecimento da oportunidade e pelas experiências anteriores no mercado. Sendo assim, o engajamento tende a ser positivo, influenciando o desempenho nas atividades.

Pessoas de mais idade desenvolveram, ao longo do tempo, características, como persistência e perseverança, que são muito úteis para a organização. Desse modo, é possível conseguir bons resultados com esse grupo, otimizando os processos do cotidiano.

Melhora do ambiente organizacional

Outro benefício dessa decisão é a melhora do ambiente organizacional que pode ser gerada. Com diversas experiências no currículo, esses profissionais sabem como lidar com diferentes tipos de temperamento, tendo mais habilidade em suas relações interpessoais.

O bom relacionamento entre os colaboradores é fundamental para que o fluxo das atividades seja eficiente, e os resultados, satisfatórios. Portanto, vale a pena investir em colaboradores que podem apaziguar os ânimos e ser boas influências no ambiente de trabalho.

Maior experiência profissional

Um dos principais benefícios da contratação de um idoso é contar com a extensa bagagem profissional de que ele dispõe. É possível encontrar profissionais com mão de obra qualificada, principalmente quando a pessoa atuou no mesmo ramo da empresa por muitos anos.

Além disso, esses profissionais já passaram por diversas mudanças e oscilações do mercado, tendo bagagem para lidar com diferentes tipos de situação. De modo geral, eles podem contribuir para os relacionamentos corporativos, facilitando o contato com outras empresas.

Mais experiência de vida

Os idosos já passaram por muitas situações diferentes, seja na vida pessoal, seja na vida profissional. Essas experiências de vida são muito relevantes, pois trazem aprendizados que podem facilitar o dia a dia da empresa.

O filme “Um Senhor Estagiário” é um retrato muito interessante sobre esse cenário. Nele, o ator principal vai trabalhar como estagiário de uma empresária muito mais jovem. Depois de certo estranhamento, ela começa a tirar lições para a vida e para os negócios com o auxílio da visão mais experiente do seu assistente.

Esse cenário pode ser reproduzido em diversas empresas também. Os idosos são capazes de ver as situações de modo diferente, dando uma visão do todo para a empresa e evitando erros que podem ser cometidos por falta de experiência.

Saiba como contratar idosos de forma eficiente

Alguns cuidados devem ser tomados para que as contratações sejam produtivas para a organização. Veja como conduzir esse processo!

Ofereça treinamento

A organização deve se preocupar em adaptar o profissional ao seu ambiente de trabalho e, principalmente, ao cargo que ele exercerá. Os avanços tecnológicos fizeram com que as empresas evoluíssem, exigindo que os profissionais tivessem o conhecimento e as habilidades necessárias para utilizar essas ferramentas. Por isso, é fundamental treinar esse grupo para que ele consiga desempenhar as tarefas exigidas de maneira simples.

Realize palestras de conscientização

Um dos principais desafios desse tipo de contratação é o preconceito dos colaboradores mais jovens, que acreditam que as pessoas de mais idade terão muitas dificuldades para se adaptar às novas tecnologias. Sendo assim, é interessante realizar palestras de conscientização sobre o tema, evitando que esse estigma atrapalhe as interações profissionais.

Cuide dos processos seletivos

Outro passo importante é cuidar dos processos seletivos, pois muitos sistemas ou colaboradores eliminam possíveis candidatos por causa da idade. Desse modo, é preciso orientar para que haja uma representatividade de idosos, quando eles forem capacitados para os cargos.

Neste artigo, mostramos como os idosos no mercado de trabalho ainda podem render bons resultados para as empresas. A rede social Goowit apresenta diversas funcionalidades que tornam os processos de admissões e de demissão muito mais eficientes, agradáveis e tecnológicos. Por meio desse sistema, é possível melhorar a agilidade das suas contratações e encontrar os profissionais adequados.

Gostou do nosso conteúdo? Então, faça o seu cadastro na nossa ferramenta e aproveite todas as funcionalidades que ela oferece para os processos de contratação!

o que você achou deste conteúdo?

Conte nos comentários.