Carreira

Imagem profissional: 6 cuidados que devem ser tomados

Time Goowit
Escrito por Time Goowit em 21 de maio de 2020
Imagem profissional: 6 cuidados que devem ser tomados
Não perca mais nenhuma novidade!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos para desenvolver suas habilidades

Você pode ter uma excelente qualificação, fluência em diversos idiomas e uma boa experiência, no entanto, apesar de toda essa competência, deixar a imagem profissional para trás é um grande erro. Isso porque vivemos em um mundo no qual o nosso comportamento é relevante para o convívio em sociedade e também para uma boa oportunidade de trabalho.

Neste artigo, vamos mostrar como desenvolver uma boa imagem profissional para que esse ponto seja positivo para a sua carreira e para que o ajude a abrir muitas portas.

Está preparado para fazer essa autoavaliação e mudar alguns pontos? Então, continue a leitura!

O que é a imagem profissional?

Para entender melhor como cuidar desse aspecto, vamos começar com a definição da imagem profissional. Ela é composta pelo conjunto de características que você apresenta no ambiente de trabalho, envolvendo a percepção que as pessoas têm da sua personalidade.

É claro que as atitudes que você adota nesses locais ajudam a compor essa imagem, indo além do vestuário. Esse elemento passa pela reputação que você constrói ao longo do caminho, pela sua postura e até pela mentalidade diante dos desafios e da rotina.

Como construir uma imagem profissional positiva?

Separamos aqui algumas dicas que vão auxiliar na construção de um perfil capaz de gerar oportunidades de emprego e de ampliar o networking. Confira!

1. Tenha cuidado com a comunicação

Esse é um ponto que passa despercebido, mas sobre o qual vale a pena pedir um feedback aos amigos ou, até mesmo, gravar com um celular. Você já prestou atenção na maneira como se comunica com as pessoas?

Um tom de voz equivocado, gírias ou palavrões em excesso podem afetar totalmente a imagem que as pessoas têm de você, por mais que haja boas intenções e por mais que a execução do seu trabalho seja perfeita.

Procure aprimorar esses aspectos para diminuir a possibilidade de situações constrangedoras ou de conflito.

2. Conte com uma boa postura

Não estamos falando aqui de ombros abertos e de uma coluna reta, embora isso seja muito bom para a sua saúde. Queremos levá-lo à seguinte reflexão: qual é o seu comportamento diante do chefe e entre os colegas? Você é um profissional íntegro, no qual as pessoas podem confiar? Consegue entregar suas tarefas dentro do prazo e ser colaborativo com os demais? Como lida com uma situação de crise?

Esses pontos dizem respeito à sua postura no ambiente profissional e são importantes para a construção de uma imagem positiva.

3. Tenha cuidado com as redes sociais

Muitas vezes, nós nos soltamos um pouco mais nas redes e acabamos postando uma opinião mais polêmica, as fotos da última festa na qual você bebeu bastante ou, até mesmo, uma reclamação sobre o seu chefe ou sobre o trabalho atual. 

Embora as redes sejam um espaço pessoal, muitas vezes, contam com colegas e até com o nosso chefe entre os contatos. Ou, então, essas informações estão em modo público, de forma que todos podem ter acesso.

Certamente, esse tipo de conteúdo não contribui para a construção de um perfil responsável. Atente às suas publicações e procure filtrar as pessoas que têm acesso às postagens. Lembre-se de que muitas empresas chegam a consultar os perfis nas redes durante os processos seletivos.

4. Siga o código de ética

Boa parte das empresas conta com um código de ética que orienta os profissionais dentro dos processos e no relacionamento com o cliente. É claro que cada pessoa tem os seus próprios princípios e as condutas que julga corretas, mas é importante “dançar conforme a música” e seguir as normas determinadas pela corporação para a qual você presta seus serviços atualmente.

Alguns pontos são essenciais e valem para qualquer organização e para qualquer ramo de trabalho, como evitar atitudes preconceituosas, não praticar assédio moral ou sexual, manter o espaço limpo e não subtrair objetos ou insumos da empresa, entre outros.

5. Invista em qualificação

Quem busca sempre melhorar suas habilidades sai na frente da concorrência e demonstra um comprometimento verdadeiro com a própria carreira. Para isso, procure cursos alinhados às suas expectativas profissionais e pesquise bastante.

Se as condições atuais não permitem uma pós-graduação ou uma especialização mais cara, na internet, você encontra diversos cursos gratuitos que vão agregar à sua formação. Lembre-se de que a qualificação contínua é a chave para manter-se relevante no mercado.

6. Trabalhe o marketing pessoal

Não basta ser o melhor profissional possível. Para que toda a sua dedicação traga retorno, é importante deixar a timidez de lado e trabalhar o marketing pessoal.

Aproveite as redes sociais, como o LinkedIn e até mesmo o Instagram, para criar perfis profissionais poderosos, capazes de evidenciar toda a sua capacidade e de mostrar a possíveis empregadores como você pode colaborar para a empresa.

Quais erros evitar para a construção de uma imagem profissional positiva?

Mostramos, aqui, 6 dicas que ajudam a gerar uma boa reputação sobre a sua conduta profissional. No entanto, é importante destacar alguns erros comuns que devem ser evitados, independentemente de você ter começado agora ou de já contar com bons anos de estrada.

Falar mal do emprego anterior

Por mais que a experiência passada tenha sido negativa, evite ao máximo falar mal da sua antiga empresa ou do chefe anterior. Essa atitude afeta a sua própria credibilidade e dá a impressão de que, no próximo emprego, você repetirá o comportamento e falará mal da oportunidade atual.

Descuidar da aparência

Não é preciso usar uma maquiagem extremamente bem trabalhada ou ternos de grife. Porém, um cuidado mínimo com a aparência é fundamental, como manter os cabelos e as roupas limpos e as unhas cuidadas. Isso demonstra respeito a si próprio e ao próximo.

Chegar atrasado

Os horários de reuniões e, até mesmo, de trabalho devem ser obedecidos. É claro que, às vezes, ocorrem imprevistos, mas muitos profissionais tornam os atrasos constantes um hábito. Procure manter sempre a pontualidade.

Mostramos aqui os diversos cuidados que podem ser tomados em relação à sua imagem profissional. Lembre-se de que, por mais que você seja um trabalhador competente, alguns comportamentos negativos podem afetar totalmente a sua carreira e fazer com que você perca espaço no mercado.

Está procurando uma nova oportunidade? Faça o cadastro gratuito na nossa plataforma e saiba como podemos ajudar!

o que você achou deste conteúdo?

Conte nos comentários.