Carreira

Como lidar com a insegurança no trabalho? Entenda!

Time Goowit
Escrito por Time Goowit em 20 de agosto de 2020
Como lidar com a insegurança no trabalho? Entenda!
Não perca mais nenhuma novidade!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos para desenvolver suas habilidades

A insegurança no trabalho é um sentimento comum, que se torna ainda mais recorrente em um momento de crise, como vivemos agora com o coronavírus. É preciso ter calma para lidar com essa sensação e não se deixar abater, mantendo a qualidade nas atividades que você executa.

É fundamental manter-se sempre atualizado, conhecendo os novos processos da sua área e as inovações, não tendo medo de transformações na sua carreira. Desse modo, você estará preparado para encarar novos desafios e lidar com situações de mudanças, se isso for necessário em algum momento.

Neste artigo, vamos entender o que é a insegurança no trabalho e apresentaremos algumas práticas para lidar com ela. Confira as nossas dicas e controle esse sentimento!

Entenda por que a insegurança no trabalho é normal em períodos desafiadores

O mercado de trabalho apresenta momentos de altos e baixos, sendo que uma crise econômica afeta a atuação das empresas e, consequentemente, os empregos de muitos trabalhadores. Nesses períodos, as demissões e os desligamentos são comuns, pois ajudam a manter a saúde financeira dos negócios.

Desse modo, sentir insegurança no trabalho, no meio desse contexto, é bastante normal. Os profissionais sentem medo de perder o seu espaço para outras pessoas que tenham mais habilidades e que sejam mais baratas, entre outras características.

A insegurança é um estado emocional relacionado ao sentimento de inferioridade. O profissional acredita que não tem capacidade para realizar as suas funções e que não consegue seguir o padrão de seus colegas. Por isso, o inseguro acha que a qualquer momento pode ser substituído, temendo pelo seu futuro.

Esse sentimento afeta diretamente a produtividade do profissional, que não sente motivação para manter o seu ritmo, pois o medo paralisa o seu raciocínio e a agilidade. Além disso, a saúde psicológica e física também é prejudicada, trazendo consequências para outras áreas da vida.

Confira as melhores práticas para lidar com ela

Para ajudá-lo a lidar com a insegurança no trabalho, trouxemos as melhores práticas que você deve adotar. Confira as nossas sugestões!

Praticar o autoconhecimento

Uma das melhores formas de superar a insegurança é praticando o autoconhecimento. Ele permite que você entenda que a falta de segurança é um sentimento normal, principalmente no meio de uma crise, e que pode ser superada.

Essa é uma forma de conseguir domínio sobre as suas habilidades e de reconhecer as limitações. Desse modo, é mais fácil encontrar motivação e direcionar a sua carreira, sem se importar com os seus medos, aumentando a sua capacidade de se destacar em uma empresa ou na busca por uma nova colocação.

Buscar um conhecimento que vai além dos seus afazeres diários

Uma forma de não ficar inseguro é buscando um conhecimento que vai além dos seus afazeres diários. Muitas vezes, o profissional se limita aos processos cotidianos, não buscando evoluir em outras etapas, o que pode ser prejudicial para a sua carreira. Vale a pena investir no desenvolvimento de hard e de soft skills, que tornarão o seu perfil mais completo.

Buscar novos conhecimentos é uma forma de demonstrar que está disposto a crescer e interessado em adquirir novas habilidades. Isso pode ser visto com bons olhos pela empresa, que poderá aproveitar as suas características em outras funções, ou seja, você terá mais possibilidades de permanecer na organização.

Estar alinhado com a equipe

Outra forma de lidar com a insegurança é estando alinhado com a sua equipe. Um dos causadores desse sentimento é a falta de percepção do que precisa ser feito, levando o profissional a não ter coragem para desempenhar as suas funções como deveria.

Sem saber o que fazer, é normal que a produtividade seja prejudicada, assim como a qualidade do serviço. Para evitar esse fenômeno, converse bastante com os seus colegas e com os gestores, entenda qual é o papel e qual a função de cada um na empresa e realize as suas atividades de forma alinhada com os objetivos do negócio.

Estabelecer um contato próximo com os gestores

Os seus gestores têm uma visão mais completa sobre os processos da empresa e sobre o que é necessário que cada colaborador faça. Estabelecer um contato próximo com eles é uma forma de entender como avaliam o seu trabalho, as expectativas relacionadas ao seu crescimento e o futuro que você pode ter na organização.

Isso não significa bajular os gestores, pois essa não é uma atitude profissional. O ideal é conversar com eles para encontrar um direcionamento para a sua atuação, detectar aspectos fracos que devem ser aperfeiçoados e entender quais são os planos da empresa para a sua carreira.

Avaliar constantemente o seu desempenho

Outra forma de evitar a insegurança é avaliando constantemente o seu desempenho. Isso não deve ser feito por meio de comparação com os outros colegas, então, considere apenas a sua produtividade e a qualidade do serviço que está entregando. É preciso reconhecer quais são as suas melhores habilidades e o que você gosta de fazer, conhecer o seu perfil, entre outros aspectos.

Ao avaliar o seu desempenho, você terá uma noção melhor de como as suas habilidades e características estão sendo utilizadas. Desse modo, é possível trabalhar para corrigir os pontos fracos e, até mesmo, procurar novas oportunidades que estejam de acordo com o seu perfil profissional.

Estar preparado para novos desafios

É claro que a possibilidade de demissão é assustadora, porém, é fundamental estar preparado para novos desafios. Em um primeiro momento, eles podem acontecer na mesma empresa, com uma função diferente ou uma promoção de cargo, por exemplo.

Esteja preparado também para a recolocação no mercado de trabalho. Esse é um processo importante e que pode trazer oportunidades melhores para a sua carreira. Portanto, não fique limitado a uma empresa, expandindo o seu horizonte para novas possibilidades.

Neste artigo, mostramos algumas dicas para lidar com a insegurança no trabalho. O Goowit pode contribuir nesse sentido por meio de um programa que trabalha com o autoconhecimento, o desenvolvimento de hard e de soft skills, as conexões estratégicas, a descoberta profissional, entre outras vantagens. Desse modo, você estará mais preparado para enfrentar os desafios do mercado e para alavancar a sua carreira.

Gostou de aprender mais sobre esse tema? Então, corra para se cadastrar na nossa plataforma e aproveite todos os benefícios que ela oferece para a sua carreira!

o que você achou deste conteúdo?

Conte nos comentários.