Desenvolvimento

Livros para desenvolvimento profissional: 7 opções que você deve ler

Time Goowit
Escrito por Time Goowit em 6 de novembro de 2020
Livros para desenvolvimento profissional: 7 opções que você deve ler
Não perca mais nenhuma novidade!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos para desenvolver suas habilidades

Todo profissional dedicado sabe que o conhecimento é importante para crescer na carreira. Uma boa forma de aumentar a sua sabedoria é contando com livros para desenvolvimento profissional, pois esses materiais trazem conteúdos que abordam diversas habilidades relevantes para o mundo corporativo.

Os livros representam uma fonte confiável de conhecimento, trazendo conteúdos que ajudam a aperfeiçoar as suas habilidades, além de preparar os leitos para buscar novas oportunidades. A leitura é um hábito muito importante para quem deseja se manter atualizado e está disposto a aprender.

Pensando nisso, trouxemos 7 livros para desenvolvimento profissional que são ótimas opções para quem busca o sucesso na carreira. Confira as nossas sugestões!

1. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas – Dale Carnegie

Essa obra é um clássico, já que foi publicada pela primeira vez em 1936 e continua atual. O autor ensina as melhores formas de se relacionar com as pessoas, apresentando técnicas e estratégias fundamentais que podem ser aplicadas no cotidiano, tanto nas relações pessoais quanto nas profissionais.

Sendo assim, esse livro é indicado para quem deseja melhorar os seus relacionamentos em todos os níveis. Ele é muito útil para quem precisa trabalhar em equipe, para líderes e para qualquer pessoa que busca melhorar as suas interações interpessoais.

Carnegie trabalha com a ideia de tratar bem as pessoas, ensinando como fazer os outros gostarem de você. Além disso, apresenta estratégias para influenciar a opinião dos que estão ao seu redor e técnicas para ser um bom líder.

2. O Poder do Hábito – Charles Duhhigg

Você sabe como os hábitos são formados? Será que é possível mudar um hábito? Essas são algumas das questões que são reveladas nessa obra. O autor explica como é possível fazer adaptações que serão relevantes para transformar a sua vida, seja em aspectos pessoais, seja em aspectos profissionais.

Entender os nossos hábitos é um passo essencial para sermos capazes de transformar as nossas vidas, ampliar a produtividade e crescer profissionalmente. Os hábitos são responsáveis por uma grande parcela dos resultados que obtemos, portanto, é importantíssimo que eles sejam saudáveis e positivos.

3. Inteligência Emocional – Daniel Goleman

O sucesso na carreira não está relacionado apenas ao seu conhecimento teórico e prático, mas também ao controle sobre os seus sentimentos. O livro Inteligência Emocional, de Daniel Goleman, traz informações valiosas para quem deseja desenvolver essa característica.

As soft skills, ou competências comportamentais, são necessárias para que a pessoa saiba lidar com as próprias emoções e com os sentimentos dos que estão ao seu redor. Com a inteligência emocional, é possível entender melhor as suas reações e aprender a melhorar esses estímulos com o tempo.

Essa habilidade é muito valorizada nos ambientes de trabalho, pois a pessoa que a demonstra consegue melhorar o seu rendimento e o dos seus colegas. Desse modo, é interessante investir no desenvolvimento dessa característica com o auxílio dessa obra.

4. Mindset – Carol Dweck

Os desafios são parte do dia a dia de qualquer pessoa, entretanto, a atitude mental para encará-los pode ser o grande diferencial entre o sucesso e o fracasso. O livro é baseado nas pesquisas da psicóloga Carol Dweck e demonstra como o sucesso pode ser alcançado de acordo com a forma como lidamos com os nossos pensamentos.

O mindset não é somente um estado de espírito, mas ajuda a explicar por que somos otimistas ou pessimistas, por exemplo. Por meio dele, as pessoas conseguem entender a relação com o trabalho, com os indivíduos e com outros aspectos que influenciam as atitudes diárias.

5. Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes – Stephen Covey

Esse livro trabalha com a ideia de que os nossos hábitos cotidianos são fundamentais para o sucesso. O autor ensina como fazer e a importância de ter as atitudes e os pensamentos corretos para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Os três primeiros hábitos estão relacionados com aspectos individuais, sendo focados na busca por aprimoramento pessoal, independência e autodomínio. Os próximos três tratam das relações com as pessoas que fazem parte da sua vida, envolvendo as habilidades de trabalho em equipe, cooperação e comunicação.

O sétimo hábito é a sua capacidade de aprendizado constante, algo essencial para o seu desenvolvimento profissional. Para facilitar o aprendizado, Covey utiliza histórias reais que servem de inspiração para os leitores.

6. Nunca Almoce Sozinho – Keith Ferrazzi

Um dos segredos do sucesso no mercado de trabalho está no bom relacionamento que você tem com as pessoas. O networking é fundamental em qualquer profissão, pois possibilita que boas oportunidades de trabalho sejam encontradas com base em suas relações.

Esse livro traz diversas dicas práticas e interessantes que podem ser empregadas no seu cotidiano. Ele ensina como se manter conectado com a sua rede o tempo todo, não apenas nos momentos de necessidade, afinal, os relacionamentos profissionais não servem somente para encontrar novos empregos.

Desse modo, os relacionamentos se tornam mais verdadeiros e saudáveis, trazendo boas vantagens para você e para a sua rede de contatos. É possível se manter atualizado e conhecer as novidades da área e profissionais que serão relevantes para o seu futuro.

7. Desperte seu Gigante Interior – Tony Robbins

Esse livro é uma boa leitura para quem deseja mudar a vida para melhor. Robbins traz um manual sobre como ter controle de todos os aspectos da vida, sejam eles emocionais, sejam eles sociais, sejam eles profissionais.

O autor trabalha diversos aspectos do ser humano, explicando como funciona a nossa mente, como decidimos o que é importante para nós e de que maneira é possível implementar mudanças que serão benéficas para o seu cotidiano.

Ele também oferece instruções para entender e moldar os mecanismos de funcionamento da mente para alcançar a sua máxima potência. De modo geral, essa é uma ótima leitura para quem deseja fazer uma reflexão interna e tomar atitudes que ajudarão a aproveitar todo o potencial existente.

Neste artigo, indicamos alguns livros para desenvolvimento profissional que podem fazer a diferença na sua carreira. É importante adotar os ensinamentos dessas leituras de forma gradual, evoluindo de acordo com as suas necessidades e possibilidades. Desse modo, você perceberá o seu crescimento pessoal e profissional.

Gostou das nossas sugestões de leitura? Então, aproveite para compartilhar o artigo e ajude outras pessoas a se desenvolverem profissionalmente!

o que você achou deste conteúdo?

Conte nos comentários.