Carreira

6 dicas importantes para quem deseja mudar de carreira

Time Goowit
Escrito por Time Goowit em 2 de outubro de 2020
6 dicas importantes para quem deseja mudar de carreira
Não perca mais nenhuma novidade!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos para desenvolver suas habilidades

O mercado profissional nem sempre oferece as oportunidades que esperamos em uma profissão, o que, muitas vezes, desperta o desejo por outras possibilidades de atuação. Mudar de carreira é uma escolha importante e o sonho de muitos profissionais, que vão em busca do crescimento em outras áreas.

O processo de mudança, entretanto, deve ser feito com bastante atenção, avaliando diversos aspectos antes da decisão final. Isso permite que a nova profissão ou função estejam realmente de acordo com os interesses do profissional, trazendo mais motivação para buscar oportunidades no mercado de trabalho.

Neste artigo, vamos apresentar 6 dicas importantes para quem deseja mudar de carreira. Confira as nossas sugestões e prepare-se para esse processo!

1. Aposte no autoconhecimento

Um dos primeiros passos para quem deseja mudar de carreira é apostar no autoconhecimento. É nesse momento que a pessoa precisa avaliar quais são os seus gostos, pontos fortes e fracos, habilidades e aptidões e os interesses profissionais que combinam com essas características.

Não adianta mudar de carreira e escolher uma profissão que não tenha relação com o seu perfil ou que não seja do seu interesse. Portanto, vale a pena dedicar tempo para conhecer profundamente as suas características e como elas podem ser aproveitadas no mercado.

O processo de autoconhecimento deve ser feito com bastante calma e análise. Muitas vezes, a frustração em uma profissão está relacionada com uma situação específica de trabalho, não com o todo, sendo que a mudança não seria necessária. Portanto, é importantíssimo analisar com cuidado e realmente verificar se essa transformação é o melhor caminho.

2. Entenda o mercado de trabalho

Depois de conhecer mais sobre você, esse é o momento de entender o mercado de trabalho. É fundamental avaliar as oportunidades que ele oferece e quais delas estão de acordo com as suas características e interesses, afinal, é muito importante escolher uma carreira que ofereça o que você deseja.

Avalie como está o mercado em cada área, quais são as formações necessárias para atuar e as condições de trabalho médias de cada profissão. Essas informações são essenciais para escolher os próximos passos da sua jornada profissional.

É nessa etapa que você deve analisar se a sua nova carreira pode aproveitar algumas de suas experiências ou formações anteriores. A mudança pode ocorrer de modo gradual, às vezes, até na mesma empresa em que você já trabalha. Por isso, é interessante entender as possibilidades e quais passos podem ser dados.

3. Estabeleça metas

Outro aspecto importantíssimo nesse processo é estabelecer metas. Não basta definir que você deseja mudar de carreira e não traçar objetivos para que essa mudança aconteça. Sem esse planejamento, é normal que a transformação demore ou, até mesmo, que a pessoa desista de buscar novas oportunidades.

Nesse momento, é importante definir o que será feito para que a mudança ocorra. É necessário avaliar, por exemplo, se uma nova faculdade é o melhor caminho ou se cursos livres e pós-graduações são suficientes para a transformação.

Para organizar o processo, faça uma lista com os seus objetivos e trace as metas para alcançar cada um deles, em curto, médio ou longo prazos. Essas informações servirão como um guia para o processo de mudança, facilitando as próximas ações. Caso você perceba que as metas não são possíveis de realizar, não hesite em modificá-las.

4. Invista na sua formação

Para que a mudança seja positiva e bem-sucedida, é fundamental investir na sua formação. Seja qual for a área escolhida, procure cursos que tragam o conhecimento necessário para atuar nessa função. Talvez seja preciso fazer uma nova faculdade, pois essa especialização pode ser um requisito para a área.

Além disso, é possível encontrar cursos mais rápidos e práticos que podem ser suficientes para a sua recolocação. Algumas pós-graduações e especializações oferecem o preparo para que você tenha condições de se posicionar em um novo mercado de trabalho.

Se você não tem tempo para fazer uma graduação ou especialização presencial, é interessante buscar o ensino a distância. Nessa modalidade, os horários são mais flexíveis, dando a oportunidade de conciliar as suas atividades atuais com esse momento de estudo.

5. Aumente a sua rede de contatos

A rede de contatos é muito importante em qualquer área profissional, pois ela pode apresentar diferentes oportunidades e facilitar o ingresso na profissão. Por mais que você já conheça bastantes profissionais da sua área, é provável que eles não consigam ajudar nesse novo momento, pois não estão ligados com a sua nova escolha.

Desse modo, é fundamental aumentar a sua rede de contatos e conhecer pessoas que estão relacionadas com a sua nova área de atuação. Isso pode ser feito ao frequentar eventos do setor, ao se apresentar para quem já está consolidado no mercado ou mesmo ao conviver com colegas em uma pós-graduação.

O importante é demonstrar para o mercado que você está redirecionando a sua carreira e aberto para oportunidades em uma nova área. Desse modo, a sua rede de contatos saberá quais são as suas intenções e, dependendo das possibilidades, contribuirá para o seu processo.

6. Esteja preparado para um momento de transição

Ao mudar de carreira, você terá que passar por um momento de transição, afinal, não é de uma hora para outra que um emprego em uma nova área estará disponível. Nesse tempo, é normal que você precise conciliar os estudos com o seu trabalho atual até que tenha a experiência necessária para mudar.

Talvez exista a necessidade de conciliar dois empregos, ou, até mesmo, de se manter financeiramente enquanto não encontra uma oportunidade na área desejada. Por isso, é importante ter uma boa reserva financeira para essa transição, que permita os estudos necessários e a sua manutenção enquanto for exigido.

Neste artigo, trouxemos algumas dicas para quem deseja mudar de carreira. O planejamento é fundamental nesse processo e aumenta a probabilidade de sucesso. Além disso, vale a pena utilizar bons recursos, como o Goowit, para adquirir conhecimento e preparar-se para o futuro.

Gostou deste conteúdo? Então, cadastre-se no Goowit e aumente as suas chances de encontrar o emprego ideal para essa mudança. A plataforma traz as melhores vagas e ajudará você nesse processo!

o que você achou deste conteúdo?

Conte nos comentários.