Carreira

Networking online: conheça os principais cuidados para a prática!

Time Goowit
Escrito por Time Goowit em 18 de agosto de 2020
Networking online: conheça os principais cuidados para a prática!
Não perca mais nenhuma novidade!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos para desenvolver suas habilidades

Networking é uma rede de contatos profissional com o objetivo de fortalecer o relacionamento, trocar experiências na área e aumentar as oportunidades na carreira. Esse círculo é fundamental para manter-se atualizado sobre o campo de atuação e ter acesso a vagas que, muitas vezes, você não veria em plataformas de emprego tradicionais.

No entanto, com a transformação digital e o aumento da interação online, as pessoas estão investindo cada vez mais em comunidades virtuais, adaptando as suas conexões para o mundo digital. Mas como funciona essa rede no meio digital e como fazer networking online? Continue lendo para descobrir!

O que é networking online?

Networking online é a maneira de se relacionar com os seus contatos profissionais no mundo digital. Então, a conversa presencial dá lugar à comunicação virtual e os ambientes físicos são substituídos por ambientes digitais. Se você utiliza redes sociais profissionais, como o LinkedIn, e participa de lives e webinares, já se relaciona online, ainda que de forma natural e espontânea.

Os relacionamentos têm um papel fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional do indivíduo. É por meio das suas redes que você aprende e compartilha experiências (e até emoções), sejam elas positivas, sejam elas negativas. Essa conexão acontece em qualquer lugar, inclusive pela internet, por isso, é tão importante esse assunto.

Qual a diferença entre o networking online e o tradicional?

No networking tradicional, ou no modelo presencial, essas interações acontecem por meio de contatos físicos — por exemplo, durante o happy hour, entre as pausas de eventos corporativos ou em encontros específicos da sua área. Já no networking online, os principais canais de comunicação são as plataformas digitais, como grupos do Facebook, fóruns de discussão e aplicativos, como o Telegram.

Por isso, não existe o networking ideal, existe aquele que acontece onde a sua rede está. Sendo assim, o mais importante é entender como se comportar em cada ambiente para aproveitar ao máximo essa conexão, e explicaremos agora como fazer isso com o networking online.

Quais as melhores práticas para fazer networking online?

O comportamento humano fornece uma série de indícios sobre quem o indivíduo é, ou seja, os seus valores, as crenças e as competências sobre determinado assunto. Por isso, ele é um termômetro valioso no processo seletivo para comparar quem a pessoa diz ser com quem ela realmente é.

Nesse sentido, você também precisa descobrir como se comportar no ambiente online para transmitir expressões positivas, aumentando, assim, o potencial dessa rede para a sua carreira. Veja, agora, as dicas que preparamos sobre isso!

Saiba como se comunicar

Independentemente da plataforma em que você está, é essencial saber como se comunicar, uma vez que isso acontece de maneira diferente em comparação ao meio presencial. Quando você conversa pessoalmente com alguém, o receptor (que é a pessoa que recebe a sua mensagem) consegue perceber outros elementos que também fazem parte da comunicação, como as expressões faciais e os gestos.

No entanto, esses elementos ficam limitados no meio virtual. Por esse motivo, mais do que nunca, é fundamental utilizar a gramática da forma adequada para não causar duplos sentidos ou más interpretações. Além disso, o uso de emojis pode ajudar a simbolizar as suas intenções durante a mensagem.

Priorize mais a qualidade do que a quantidade

A vantagem de ter uma rede ampla é aumentar o seu alcance e as suas relações. Porém, quanto maior a rede, maiores também são as chances de você passar despercebido durante a troca de uma mensagem. Sendo assim, é importante utilizar bons argumentos e colocações interessantes em suas interações. Assim, você despertará a atenção dos outros usuários.

No entanto, para o networking online funcionar a ponto de colaborar para a sua recolocação profissional ou de trazer novas oportunidades, você precisa se preocupar mais com a qualidade da sua rede do que com a quantidade. Por isso, identifique quais são os seus contatos em potencial e se relacione com eles de forma mais profunda, estreitando ainda mais os laços.

Organize os contatos quanto à confiança

Você costuma indicar na empresa produtos e serviços em que você não confia? Certamente não, pois a sua imagem profissional fica vinculada aos resultados que esses negócios podem proporcionar. Da mesma forma acontece no networking online e no presencial, de modo que as pessoas indicam profissionais que elas, de fato, recomendam e nos quais confiam.

A confiança é o pilar mais importante da sua rede de contatos, pois é por meio dela que as pessoas o recomendarão por suas qualidades e capacidades. Por esse motivo, depois de estabelecer os seus contatos em potencial, crie um canal de compartilhamento para construir essa confiança e eliminar quaisquer objeções e dúvidas que, porventura, possam existir em relação ao tipo de profissional que você é.

Ofereça uma relação de troca

Sabemos que, ao explorar o networking online, você está em busca de aumentar as suas oportunidades na carreira, por exemplo, desenvolvendo novas competências, trocando aprendizados e alcançando o emprego ideal. Porém, toda rede de contatos é um relacionamento de troca, isto é, você precisa doar para também receber.

Por isso, esteja disponível para ajudar sempre que puder. Por exemplo, responda a dúvidas, sugira materiais de apoio e compartilhe novas oportunidades. Partindo desse princípio, ao adotar essa cultura, você colaborará para a construção de um ambiente de ajuda mútua e o retorno acontecerá naturalmente.

Não fale mal do atual ou do ex-empregador

A maneira como você se comporta na sua rede também pode prever cenários futuros no ambiente de trabalho, e ganham especial atenção a forma como você se relaciona com os colegas de trabalho, a maneira como lida com líderes autoritários e o modo como responde às objeções de clientes e parceiros. Por isso, tenha cuidado com as críticas que faz, como às entidades políticas, a personalidades famosas e, principalmente, às empresas em que trabalha ou já trabalhou.

Mesmo as indiretas também podem causar uma péssima impressão, levando as pessoas a questionarem valores e crenças que elas consideram essenciais nas relações de trabalho. Lembre-se de que você é monitorado o tempo todo e toda ação gera uma reação, seja ela positiva, seja ela negativa.

Participar de uma rede de contatos qualificada pode fazer toda a diferença para a sua carreira, principalmente em momentos desafiadores. Por isso, você também precisa aproveitar as suas relações virtuais e fazer networking online. Inclusive, foi por isso que criamos o Goowit, a fim de proporcionar essa interação com profissionais e empresas, colaborando para a sua performance e ampliando o seu potencial de alcance no mercado.

Agora que você sabe a importância do networking para a sua carreira, junte-se a outros profissionais e faça parte dessa plataforma incrível. Venha para o Goowit!

o que você achou deste conteúdo?

Conte nos comentários.