Recursos Humanos

Saiba como aplicar a matriz Nine Box e conheça os seus benefícios!

Time Goowit
Escrito por Time Goowit em 26 de outubro de 2020
Saiba como aplicar a matriz Nine Box e conheça os seus benefícios!
Não perca mais nenhuma novidade!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos para desenvolver suas habilidades

As avaliações de desempenho são excelentes ferramentas para entender melhor as competências dos colaboradores e promover o desenvolvimento de cada um e, consequentemente, da empresa. Entre os vários modelos disponíveis, podemos destacar a Nine Box.

Esse método pode ser usado tanto pelo RH quanto pelo gestor, facilitando a tomada de decisões, e pode até mesmo influenciar uma promoção interna. Quer entender mais sobre o assunto? Leia o post até o final!

O que é a matriz Nine Box?

Também conhecida como matriz de desempenho e potencial, a Nine Box é uma importante ferramenta de avaliação de desempenho, que mostra quais profissionais estão aptos a assumir posições mais relevantes dentro da hierarquia da empresa e quais precisam se desenvolver.

Trata-se de uma estratégia bem visual e que dá uma visão muito clara da equipe, fornecendo insumos para que a liderança consiga tomar as ações necessárias para uma performance mais satisfatória.

Como essa avaliação funciona?

A matriz Nine Box é formada por dois eixos: o vertical, que traz o potencial (alto, médio ou baixo), e o horizontal, que aborda o desempenho (abaixo do esperado, esperado, acima do esperado).

O cruzamento desses dois eixos gera nove campos (daí o nome “Nine Box”), nos quais os nomes dos funcionários são colocados, segundo a sua performance atual e o seu potencial de melhora. Com o quadro pronto, é possível ter uma visão muito clara de quem pode ser promovido, ou de quem ainda precisa de um desenvolvimento mais atento. A gestão de pessoas torna-se mais precisa e clara.

Qual a importância desse método?

Com o apoio da matriz Nine Box, o diálogo entre os gestores de RH é facilitado, pois a clareza do processo diminui as divergências e permite a identificação de oportunidades de transição interna.

Ao trazer um quadro claro de toda a equipe, a liderança consegue estruturar um plano de sucessão mais realista, facilitando a análise interna. Esse método também pode ser usado como suporte para treinamentos, ajudando na detecção de lacunas.

Como aplicar a Nine Box?

Para ajudarmos na adoção dessa ferramenta, preparamos um rápido passo a passo de como aplicar a Nine Box de maneira estruturada. Veja!

O gestor deve desenhar os eixos e as “caixas” nas quais os colaboradores serão classificados, montando a estrutura gráfica para a realização da avaliação.

Escolha um método

Na hora de classificar os empregados, os gestores não podem usar apenas as suas impressões pessoais, o que abre margem para uma avaliação pouco confiável. Eles devem se basear em mais uma ferramenta que ajude a mensurar os profissionais e a colaborar para a elaboração da matriz, como o alcance de metas ou a avaliação 360 graus.

Personalize a matriz

Após a criação dos nove quadrantes e a classificação dos trabalhadores, é hora de designar as ações que serão tomadas para cada situação, de acordo com os objetivos da empresa.

Colaboradores que apresentaram um baixo desempenho podem passar por programas de capacitação, enquanto os que ficaram no nível médio têm a possibilidade de assumir outras tarefas para aprendizado.

Analise os resultados

Com a avaliação dos dados coletados na Nine Box, o gestor determinará quais serão os próximos rumos da empresa, sempre com foco no melhor aproveitamento viável. É possível que ocorram demissões para os profissionais que performaram muito abaixo do esperado, mas, geralmente, essa decisão é mais extrema, quando realmente não há mais fit cultural entre funcionário e empresa.

De qualquer forma, com base nos resultados observados, é possível promover movimentações internas e checar as consequências em uma nova avaliação em alguns meses.

Quais são os benefícios?

A matriz Nine Box pode trazer diversas vantagens para a empresa que adotá-la de maneira consistente, com base em um planejamento bem estruturado. Destacamos aqui as principais.

Aperfeiçoamento da comunicação

Com uma visão bem mais clara do desempenho, a empresa consegue alinhar o desenvolvimento de cada funcionário às suas expectativas. Assim, os profissionais conseguem entender o que ainda precisam entregar e o que a organização espera deles.

Essa comunicação traz um alinhamento muito maior entre gestor e equipes e ajuda a direcionar esforços em direção ao alcance de metas. Vale lembrar que um diálogo mais claro impacta diretamente o clima organizacional, tornando o local de trabalho mais agradável, motivador e produtivo.

Melhoria no processo de tomada de decisões

Como a matriz Nine Box é utilizada em conjunto com outras ferramentas de avaliação de desempenho, proporciona um quadro muito claro e preciso da realidade corporativa em relação ao capital humano. Em outras palavras, é possível identificar como está a força produtiva da empresa com exatidão.

Assim, a tomada de decisões é mais fácil e tem um índice de acerto muito maior. A empresa não só consegue detectar as pessoas mais indicadas para assumir um cargo de mais responsabilidade, mas também coloca em prática ações de desenvolvimento de maneira direcionada.

Retenção de talentos

Manter os melhores talentos na empresa é um desafio constante para a liderança e para o setor de Recursos Humanos. Com a identificação dos profissionais que apresentam os melhores resultados, é possível pensar em estratégias para aumentar o engajamento e fazer com que essas pessoas queiram ficar na empresa.

Essas ações previnem a perda de inteligência para os concorrentes, além de representarem uma boa economia de verba para a corporação, já que os custos com processos seletivos, integração e verbas rescisórias costumam ser bem altos.

Facilidade de aplicação

Além de todos esses benefícios, a Nine Box é uma ferramenta gratuita e fácil de ser aplicada. Ela não requer nenhum treinamento avançado ou o aval de um psicólogo para que seja usado dentro do processo de gestão de pessoas. Essas características tornam o método bem acessível e, ao mesmo tempo, valioso para o planejamento corporativo.

Ficou claro o que é a matriz Nine Box, como funciona e todas as vantagens que traz para a empresa? A aplicação de ferramentas capazes de esclarecer e de facilitar a gestão de talentos é recomendada para corporações de qualquer porte e setor, trazendo resultados consideráveis!

Este conteúdo ajudou você? Aproveite, então, para seguir os nossos perfis nas redes sociais ― estamos no YouTube, no LinkedIn, no Instagram e no Facebook ― e acompanhar as novas postagens!

o que você achou deste conteúdo?

Conte nos comentários.