Carreira

Como traçar seus objetivos profissionais? Saiba aqui!

Time Goowit
Escrito por Time Goowit em 28 de maio de 2020
Como traçar seus objetivos profissionais? Saiba aqui!
Não perca mais nenhuma novidade!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos para desenvolver suas habilidades

A competitividade do mundo corporativo exige que cada profissional saiba gerenciar sua carreira de modo eficiente. Contar com uma boa definição de objetivos profissionais é fundamental para que a pessoa entenda onde está e, principalmente, até onde quer chegar.

Contar com uma boa definição de quais são os seus desejos é essencial para traçar ações eficazes para a carreira. Quando não há essa definição, há o risco de não haver a preparação correta para atingir o nível esperado, por isso, o reconhecimento das metas ajuda a direcionar o que deve ser feito.

Neste artigo, mostraremos a importância de planejar a carreira. Além disso, traremos algumas dicas que facilitarão a definição dos seus objetivos profissionais. Continue a leitura!

Entenda a importância do planejamento para a sua carreira

A trajetória profissional reúne diversas experiências e momentos diferentes, sendo que, ao planejar os objetivos profissionais, ela será direcionada de acordo com os seus desejos e sonhos. Essa definição é fundamental para quem deseja buscar o crescimento de forma consistente.

Por meio desse planejamento, é possível entender quais esforços e investimentos precisam ser feitos para o crescimento. Sendo assim, é possível descobrir quais são as ações prioritárias e entender que determinadas oportunidades não serão alcançadas por sorte, mas pelo esforço individual.

Ao fazer esse planejamento, você conseguirá identificar novas possibilidades de emprego, assim como reconhecer qual é o futuro que deseja dar para a sua carreira. Além disso, é necessário ter um alto grau de comprometimento e de disciplina, que são atributos muito valorizados e desejados no mercado de trabalho.

Saiba como definir seus objetivos profissionais

Pensando em facilitar esse planejamento, traremos algumas dicas do é necessário para elaborar bons objetivos profissionais. Confira as nossas sugestões!

Faça pesquisas sobre o mercado de trabalho

Conhecer profundamente o mercado de trabalho na sua área é fundamental para identificar e definir objetivos profissionais mais coerentes. Se você tem um objetivo, pesquise e informe-se sobre ele. Descubra se existem boas oportunidades nessa função, se o seu perfil é adequado para esse trabalho, entre outras informações.

Dessa forma, é mais viável entender como se preparar, seja estudando, seja mudando sua postura, e certificar-se de que esse é realmente o seu desejo. Se, durante a pesquisa, você concluir que não era bem aquilo e mudar de rumo, não haverá problema, pois você terá a oportunidade de encontrar alternativas e traçar outras metas.

Tenha objetivos claros e tangíveis

Dois dos pontos mais importantes nesse processo são a clareza e a objetividade. É muito difícil alcançar alguma meta quando ela é abstrata demais, pois o profissional não consegue saber o que é necessário fazer para atingir o que foi proposto. Procure sempre criar um conjunto de metas bem-sucedidas para alcançar um novo objetivo, que é algo maior.

Além disso, procure estabelecer objetivos tangíveis, pois eles ajudam a manter a motivação. Quando um objetivo é muito complicado, costuma desmotivar o profissional, que acaba deixando aquela ideia de lado. Portanto, é melhor definir elementos que possam ser alcançados em menos tempo e, depois, aumentar o nível de dificuldade.

Mantenha a vida profissional sempre alinhada à vida pessoal

A vida profissional é muito importante, entretanto, ela precisa estar alinhada à vida pessoal. Quando as metas para a sua carreira não estão conectadas com os desejos pessoais, é muito difícil alcançá-las.

Se você tem filhos pequenos, por exemplo, um trabalho que exija muitas viagens pode não ser a melhor opção. É por isso que, na hora de definir o rumo da sua carreira, é preciso considerar também os seus planos para a vida pessoal. O ideal é que eles se complementem, evitando que você tenha que escolher um deles em determinado momento.

Faça uma autoanálise

O autoconhecimento é importante para a definição dos seus objetivos, portanto, fazer uma autoanálise é imprescindível. Sendo assim, identifique os seus pontos positivos, os negativos e o que é necessário melhorar no lado profissional e pessoal.

Faça uma recapitulação sobre os principais acontecimentos da sua trajetória, como conquistas, derrotas e experiências que trouxeram lições. Depois disso, defina aonde você quer chegar e o que precisa ser feito para acelerar e possibilitar esse crescimento.

Ao entender melhor qual é o seu perfil profissional, será mais fácil identificar quais oportunidades são mais adequadas para a sua carreira. Além disso, esse exercício é importante para detectar possibilidades interessantes de atuação, de acordo com as características já existentes.

Busque por auxílio profissional

Além de fazer a autoanálise, é interessante buscar o auxílio de alguém especializado em mentoria profissional. Esse mentor funciona como um conselheiro de carreira, sendo responsável por fazer seu acompanhamento, ouvir suas ideias e ajudar a elaborar suas metas.

Conversar com um profissional especializado é útil para enxergar sua situação por outra perspectiva. A mentoria vai contribuir para que você desenvolva suas habilidades e entenda como crescer e ajudará a estabelecer, em parceria, um plano de ação para traçar o seu futuro e o que será necessário realizar.

Defina um plano de ação

De nada adianta conhecer seus pontos, definir os objetivos e buscar ajuda profissional se um plano de ação não for estabelecido. Para que ele seja efetivo, divida o caminho até seu objetivo final em vários segmentos, transformando cada um deles em uma meta.

Muitos profissionais focam apenas o resultado e acabam se desmotivando por acreditar que o caminho será longo e árduo. Fazendo essa divisão, as metas intermediárias parecerão mais próximas e, a cada pequena conquista, a motivação e a confiança ajudarão a seguir em frente.

Para que essas metas sejam constantemente acompanhadas, conte com aplicativos, planilhas, cadernos, agendas ou qualquer outra ferramenta que mantenha seu planejamento ativo e faça você lembrar a importância de cada atividade.

Neste artigo, trouxemos algumas dicas relevantes para quem deseja traçar objetivos profissionais. Seguir esses passos contribui para que os desejos sejam alcançados com mais êxito. Desse modo, você poderá conseguir promoções dentro da organização, uma mudança relevante de função ou, até mesmo, a recolocação no mercado de trabalho.

Gostou deste artigo? Então, aproveite para compartilhar o conteúdo nas suas redes sociais e ajude mais pessoas a planejarem a carreira de forma eficiente!

o que você achou deste conteúdo?

Conte nos comentários.