Desenvolvimento

Como a persuasão pode alavancar a sua escalada profissional?

Time Goowit
Escrito por Time Goowit em 28 de outubro de 2020
Como a persuasão pode alavancar a sua escalada profissional?
Não perca mais nenhuma novidade!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos para desenvolver suas habilidades

O sucesso na carreira depende de diversos aspectos, como oportunidades, características e habilidades do profissional. A persuasão é uma competência que contribui para o crescimento na profissão, principalmente para quem deseja atuar como headhunter, facilitando o trabalho e melhorando as relações. 

A capacidade de convencer as pessoas ao redor é muito importante para quem deseja crescer profissionalmente, pois permite que os indivíduos no entorno estejam em harmonia com as suas ideias. Portanto, persuadir é uma forma de o profissional apresentar as suas sugestões e soluções de modo convincente, aumentando a possibilidade de que o outro aceite essa argumentação.

Neste artigo, vamos entender o que é persuasão e como ela é benéfica para o headhunter. Além disso, mostraremos de que maneira é possível desenvolver essa habilidade. Continue a leitura!

O que é persuasão?

A persuasão pode ser entendida como a tentativa de convencer uma ou mais pessoas a seguirem o seu posicionamento, por meio de exemplos e argumentos com boa fundamentação. Ela é capaz de fazer com que o ouvinte mude de opinião ou refaça uma escolha mais apropriada.

Algumas pessoas confundem a persuasão com a manipulação, entretanto, esses conceitos são bastante diferenciados. A manipulação tenta influenciar o outro a qualquer custo, por isso, utiliza mentiras, informações falsas, chantagens e até mesmo ameaças. O objetivo final é dissuadir, fazer com que o outro mude de opinião.

Por outro lado, a persuasão apresenta argumentos bem fundamentados e que dão a opção para que o ouvinte faça a sua escolha. Já na manipulação, o outro não tem como escolher algo diferente do que é proposto.

A linguagem corporal também é relevante para a comunicação. Os movimentos, as expressões e a postura que você assume emitem, de certa forma, sinais aos demais, dizendo muito sobre o seu caráter e sobre o estado emocional. É essencial mostrar autenticidade e passar confiança para os outros profissionais.

Como ela é benéfica para o headhunter?

Essa é uma característica benéfica para um headhunter profissional, contribuindo de várias maneiras para a sua atuação. Veja de que modo ela pode ser útil!

Facilita a montagem da rede de contatos

Um bom headhunter precisa de uma rede de contatos completa, sendo capaz de encontrar os profissionais adequados para as empresas. Isso significa que ele precisa conhecer diversos talentos e organizações para que as negociações fluam de forma harmoniosa.

A persuasão facilita o contato, tanto com empresas quanto com profissionais, permitindo que uma rede de interações sólida seja estabelecida. Desse modo, as contratações serão mais precisas e positivas para os dois lados.

Melhora as negociações com as empresas

Muitas vezes, as empresas não estão dispostas a aceitarem as sugestões dos headhunters, acreditando que conseguem contratar bons profissionais de outras maneiras. É nesse momento que o poder de persuasão pode fazer a diferença, mostrando como um trabalho profissional pode trazer bons resultados no processo seletivo.

Oferece argumentos para convencer os candidatos

Do mesmo modo, a persuasão facilita o contato com os candidatos. Por meio dela, o headhunter pode apresentar argumentos sólidos para que o profissional tenha interesse em determinada vaga, aumentando a possibilidade de contratação.

Para isso, é importante apresentar informações relevantes para a situação, as vantagens dessa decisão e o que pode ser um desafio. Essa abordagem completa demonstra domínio sobre a situação, passando mais confiança para o candidato.

Como desenvolver essa habilidade?

Essa é uma habilidade que também pode ser desenvolvida com o passar do tempo, mas algumas técnicas ajudam a acelerar esse processo. Veja como isso pode ser feito!

Aprenda a escutar

Aprender a escutar é fundamental para que a persuasão seja eficiente. Quando você se mostra aberto a avaliar outras formas de visão, mostra que leva em consideração o que o próximo pensa, tornando a troca de informações mais sincera e verdadeira.

Desse modo, será mais simples entender do que o outro precisa, necessita e deseja. Isso permite que você tenha informações relevantes para convencê-lo a mudar de opinião, aceitar um emprego, entre outros exemplos.

Tenha bons argumentos para uma discussão

Não adianta querer persuadir uma pessoa se você não tem bons argumentos para mudar a opinião dela. Por isso, é fundamental saber embasar as suas ideias e propostas para que elas se tornem mais atraentes para quem está ouvindo.

Portanto, estude o tema que será discutido, descobrindo os prós e contras de cada decisão e o que pode ser feito para que o cenário seja mais positivo para o seu ouvinte. Dessa forma, a outra pessoa perceberá que a sua argumentação é sólida e não apenas uma manipulação, aumentando a possibilidade de diálogo.

Desenvolva a sua inteligência emocional

A inteligência emocional se mostra pela capacidade de reconhecer, entender e gerir as emoções e os sentimentos presentes no dia a dia, sejam pessoais, sejam das pessoas ao seu redor. Um indivíduo emocionalmente inteligente consegue reconhecer os sinais que o seu interlocutor manda em uma interação, facilitando a tomada de decisão.

Desse modo, é muito mais simples estabelecer uma relação sadia e de compreensão. Isso facilita o processo de convencimento de uma pessoa, que estará conectada a um relacionamento próximo, e a empatia gerada nessa interação.

Treine bastante

O desenvolvimento de uma habilidade passa pela prática e pelo treino, e isso também vale para a persuasão. Portanto, é interessante estudar modos de aprimorar as suas táticas de convencimento, o que pode ser feito ao praticar sozinho, com amigos ou com colegas da mesma área de atuação.

A simulação de algumas situações é importante para que você enxergue aspectos que podem atrapalhar a sua argumentação, como nervosismo, falta de articulação nas palavras e postura inadequada. Com essas informações, basta corrigir os erros e se preparar para melhorar a performance em situações reais.

Neste artigo, mostramos como a persuasão é importante para o headhunter e de que modo ela pode facilitar algumas atividades dessa profissão. É necessário ter ética nesse processo, sempre priorizando a informação verdadeira e o diálogo honesto com as outras pessoas. Ao desenvolver essa habilidade, você se posicionará para novas oportunidades, estando pronto para crescer na carreira.

Gostou de aprender mais sobre esse tema? Então, aproveite para fazer o seu cadastro no Goowit e veja como essa ferramenta pode contribuir para a sua profissão!

o que você achou deste conteúdo?

Conte nos comentários.