Carreira

Profissional do futuro: como se preparar para as mudanças do mercado?

Time Goowit
Escrito por Time Goowit em 14 de julho de 2020
Profissional do futuro: como se preparar para as mudanças do mercado?
Não perca mais nenhuma novidade!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos para desenvolver suas habilidades

Você está consciente do que o mercado de trabalho espera das pessoas nos próximos anos? O perfil ideal do profissional do futuro tem se tornado um assunto cada vez mais falado. Isso porque as transformações sociais estão acontecendo em ritmo acelerado, mostrando que esse futuro está mais perto do que imaginamos.

Basta parar para pensar em quantas profissões não existiam há uma década e, hoje, têm remunerações acima da média. Especialistas em Big Data, pesquisadores de biotecnologia, responsáveis pela segurança da informação e muitos outros cargos são completamente novos. Eles exigem novas habilidades e competências dos profissionais.

Preparar-se para essas novas realidades que estão surgindo no mercado é essencial para ser um profissional competitivo e não se tornar obsoleto para as empresas. Continue a leitura e entenda como se adequar para o futuro!

Quais são os desafios que o profissional do futuro vai enfrentar?

Preparar-se para ser um profissional do futuro implica entender quais serão os desafios que a sociedade e o mercado vão enfrentar nos próximos anos. Atualmente, já vemos como o cenário mundial é bastante instável. Quem imaginaria, por exemplo, que uma pandemia global, como a Covid-19, mudaria tudo na economia e na forma de as empresas atuarem?

Essa instabilidade é uma característica marcante do mundo moderno e não pode pegar você de surpresa. Esse aspecto traz e continuará a trazer desafios, como a necessidade de inovar e de se adaptar rapidamente.

Outro objetivo deve ser a conciliação da tecnologia com o trabalho. É verdade que muitos processos que, antes, eram feitos por pessoas, hoje, são conduzidos por máquinas inteligentes. Mas não é preciso temer, e, sim, descobrir como a inteligência artificial e os profissionais podem atuar juntos para melhores objetivos.

As empresas também estão cada vez mais exigentes na hora de buscar mão de obra qualificada. Elas não podem perder tempo e recursos e, por isso, procuram os grandes talentos do mercado. Saber como montar um currículo atrativo é essencial para conseguir as melhores vagas.

Como se preparar e ter o perfil do profissional do futuro?

Que tal começar hoje mesmo a se preparar para ter o perfil do profissional do futuro? O quanto antes você entender essas exigências, mais cedo se destacará no mercado. Veja só as dicas que separamos.

Desenvolva habilidades socioemocionais

Uma tendência que já é atual e que vai se intensificar nos próximos anos é a busca das organizações por profissionais que, além de habilidades técnicas, tenham competências nas áreas social e emocional. São as chamadas soft skills, que incluem, por exemplo, flexibilidade, criatividade, liderança, resiliência, facilidade de se comunicar, inteligência emocional, proatividade, capacidade de organização e de autogestão, entre outras.

É importante descobrir quais dessas características você já tem, além de buscar adquirir outras que podem fazer a diferença na sua atuação profissional. Ter soft skills ajuda os indivíduos a serem mais completos e preparados para os desafios corriqueiros de uma empresa.

Busque o aprendizado constante

Mais uma necessidade de quem quer ser um profissional do futuro altamente qualificado é estar sempre em busca de novos conhecimentos. Você provavelmente já ouviu como é negativo alguém que “parou no tempo” na profissão, ou seja, não se atualizou quanto às novidades da área e recusa-se a rever a forma de trabalhar para otimizar o desempenho.

Atualizar-se é essencial para entender como a sua área de atuação está mudando e quais são as tendências que você precisa conhecer para atrair o olhar dos recrutadores e ter uma performance acima da média. Então, busque cursos, acompanhe pessoas que são referência no setor, fique de olho nas exigências das grandes empresas e torne o aprendizado uma parte da sua rotina.

Aprimore a capacidade analítica

Pensamento crítico e uso da lógica também vão ser capacidades muito requisitadas para o profissional do futuro. Isso porque, em um cenário de incertezas e mudanças rápidas, as decisões tomadas precisam ter a menor chance de erros possível.

Quem quer atuar em alta performance precisa desenvolver uma alta capacidade de análise das situações e das possibilidades. Ter essa visão pode levá-lo a cargos de liderança ou a posições de consultoria para organizações.

Para seguir nesse caminho, também é importante saber como usar os dados gerados pela tecnologia a seu favor. Analisar e interpretar dados se torna fundamental para ter decisões mais bem orientadas. Esse perfil estratégico com certeza vai ser bem-visto pelas organizações.

Desenvolva um olhar empreendedor

Outra forma de se preparar para ser um profissional do futuro é desenvolvendo um olhar empreendedor. O que significa isso? Significa observar os cenários buscando por oportunidades que podem ser aproveitadas.

Seja na sua trajetória pessoal de desenvolvimento, seja na sua atuação dentro de uma empresa, esse olhar empreendedor vai ajudar a pensar em soluções para os problemas que aparecem e a gerar valor para o público por meio de iniciativas inovadoras. Esse comportamento com certeza tem lugar marcado em um mercado que está sempre procurando novidades e diferenciais.

Use a tecnologia a seu favor

Por fim, para se preparar para ser um profissional do futuro, você não pode deixar a tecnologia de lado, mas precisa torná-la uma aliada. Isso se aplica tanto no seu desenvolvimento pessoal quanto na busca por oportunidades e na atuação dentro das empresas.

Ferramentas digitais, inteligência artificial e redes sociais são recursos que você deve usar a seu favor. É possível contar com plataformas de orientação profissional, cursos e treinamentos online, espaços virtuais para conexão entre candidatos e empresas e muitas outras soluções que trabalham em prol do crescimento da carreira. Elas vão ajudar você a se preparar para os próximos anos e a ter o perfil desejado pelos recrutadores.

Gostou das nossas dicas? Agora, você tem uma visão muito mais ampla sobre o que o espera nos próximos anos. Entender essas perspectivas com certeza vai fazer com que você alcance o perfil de que o profissional do futuro precisa para continuar competitivo e atuante nas melhores empresas do mercado.

Se você quer dar início ao seu desenvolvimento e à preparação para o futuro, faça o seu cadastro gratuito na plataforma do Goowit e descubra como podemos ajudá-lo a alavancar a sua carreira.

o que você achou deste conteúdo?

Conte nos comentários.