Recursos Humanos

RH ágil: o que é e como aplicar a metodologia no RH?

Time Goowit
Escrito por Time Goowit em 9 de novembro de 2020
RH ágil: o que é e como aplicar a metodologia no RH?
Não perca mais nenhuma novidade!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos para desenvolver suas habilidades

O RH ágil busca uma gestão mais rápida e enxuta no que se refere a todos os seus processos administrativos, a fim de incentivar os gestores a melhorarem cada vez mais a forma como alcançam os seus objetivos. Além de contar com ferramentas que aceleram o trabalho, essa metodologia permite implementar precisão e qualidade nas atividades executadas.

Sendo assim, o RH ágil se mostra muito importante para as empresas, já que auxilia no desenvolvimento dos colaboradores, traz mais motivação à equipe e desenvolve um ambiente de confiança.

Neste artigo, vamos mostrar a você como aplicar essa metodologia no RH da sua empresa. Boa leitura!

Faça o planejamento prévio

O primeiro passo é fazer um planejamento prévio. Mapeie os seus objetivos e as principais dores dos seus colaboradores para facilitar o entendimento de como o RH ágil conseguirá ajudar durante todo o processo.

Lembre-se de que o processo de implementação do RH ágil é gradativo, isto é, você não vai conseguir implementá-lo da noite para o dia. No entanto, é preciso ter consistência para que o planejamento saia do papel. 

Quanto mais desafiadoras forem as metas, mais eficiente será a aplicação da metodologia — mas, claro, desde que elas sejam alcançáveis; do contrário, haverá muita frustração e desmotivação por parte de seus colaboradores. Defina também os indicadores de RH para monitorar os seus resultados.

Conheça as técnicas

Algumas técnicas podem ser implementadas no RH ágil e as principais delas são:

  • Kanban: é indicado para melhorar o gerenciamento de tempo das atividades e, consequentemente, a produtividade dos colaboradores;
  • Lean: evita o desperdício de orçamento e de tempo para melhorar os resultados da empresa;
  • Scrum: faz com que a equipe e os gestores estejam de acordo com o que deve ser desenvolvido em seus projetos, indicando os deveres de cada um;
  • Tribos: os colaboradores são separados em “tribos”, as quais recebem responsabilidades específicas acerca das atividades propostas, sempre focando um objetivo em comum;
  • Squad: os departamentos da empresa são divididos em times, os quais têm autonomia para tomar decisões que visam a alcançar os objetivos do negócio.

Incentive as mudanças de mentalidade

Mudanças trazem uma sensação de insegurança muitas vezes. Afinal, você é acostumado a trabalhar de uma maneira quase que por toda a sua vida profissional para, depois, ter que se adaptar a algo novo. Isso é realmente preocupante, diga-se de passagem.

Nesse sentido, é importante incentivar a mudança de mentalidade da sua equipe. O RH ágil vai mudar a forma como o seu time trabalha e entrega os seus resultados. Portanto, para que a metodologia seja realmente efetiva, ela precisa que os colaboradores estejam abertos a alterações na sua rotina profissional. 

Invista na capacitação e na educação dos profissionais

A capacitação e a educação dos profissionais são fundamentais para uma implementação eficaz do RH ágil. É de responsabilidade do departamento estimular esse aprendizado, a fim de tornar o desenvolvimento de seus colaboradores contínuo.

Novas metodologias exigem treinamentos para que os colaboradores se sintam confiantes e seguros para executar as suas atividades. Lembre-se de que eles não estão acostumados com essa nova maneira de trabalhar, por isso, precisam ser ensinados e estimulados a seguir a nova metodologia.

A partir do momento em que eles perceberem que a sua produtividade melhora e que os resultados para a empresa também, eles passarão a se dedicar mais e a se empenhar para seguir as novas diretrizes. 

Modifique o processo de recrutamento e seleção

O processo de recrutamento e seleção de uma empresa é algo muito sério, uma vez que ele é responsável por identificar talentos que contribuirão para o desenvolvimento do negócio. Quando uma contratação equivocada é feita, a companhia é prejudicada, tanto financeiramente quanto na sua produtividade, pois será necessário mais tempo para treinar um novo colaborador.

Levando isso em consideração, o processo de recrutamento e seleção precisa ser rápido e eficiente, a fim de evitar um aumento nos índices de turnover, atrasos em importantes projetos e outros problemas que atrapalham o crescimento do negócio. Quando falamos em RH ágil, o tempo é um dos pontos que mais são valorizados dentro da organização.

Ofereça feedbacks e avaliações de desempenho

Feedbacks e avaliações de desempenho precisam ser constantes na sua empresa, principalmente quando o RH ágil é aplicado. Nesse caso, os feedbacks passam a ser mais imediatos e pontuais.

Nesse momento, é importante investir em reuniões periódicas em equipe e, até mesmo, nas individuais para alinhar com os colaboradores do que a empresa precisa e como eles podem ajudar e se aperfeiçoar para melhorar os seus resultados.

Já as avaliações de desempenho podem ser feitas após o fim do ciclo de cada projeto, a fim de identificar os pontos fortes e fracos dos times.

Em relação aos feedbacks, ainda é importante que os colaboradores os entreguem aos seus líderes. Para isso, é fundamental que o funcionário se sinta seguro de que não haverá represálias ao oferecer uma opinião sincera e respeitosa.

Otimize a gestão de talentos

Otimizar a gestão de talentos é fundamental para implementar o RH ágil. Nesse momento, é necessário analisar a performance dos profissionais para tomar decisões mais eficazes em relação aos setores aos quais cada colaborador será direcionado. Identificando as habilidades de cada um, fica mais fácil entender em quais departamentos eles serão mais produtivos.

Motivar os seus talentos também é algo muito importante. Ofereça a eles recompensas para cada meta alcançada. Além disso, entregue a eles benefícios que os ajudam a ser mais produtivos, como plano de saúde, plano odontológico etc. Dessa forma, eles sentirão que a empresa se importa com eles.

Por fim, vale destacar que a companhia pode mensurar os resultados do RH ágil para propor as mudanças necessárias. Um dos KPIs (Key Performance Indicators) muito utilizados é o Burndown Chat, que nada mais é que um gráfico que apresenta o progresso diário do trabalho em desenvolvimento. No fim do dia, o dashboard faz uma comparação entre o que foi planejado e o que foi executado.

O RH ágil, como você pôde ver, visa a melhorar a performance do seu time, a fim de possibilitar o aprimoramento dos resultados e, consequentemente, destacar a empresa no seu segmento de mercado.

Gostou das nossas dicas? Aproveite a oportunidade para transformar o RH da sua empresa com o Goowit Company, acesse o site para saber mais!

o que você achou deste conteúdo?

Conte nos comentários.