Carreira

Quais são as principais tendências do mercado de trabalho?

Time Goowit
Escrito por Time Goowit em 16 de junho de 2020
Quais são as principais tendências do mercado de trabalho?
Não perca mais nenhuma novidade!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos para desenvolver suas habilidades

Você acha que tem a preparação necessária para encarar o seu futuro profissional? Antes mesmo de começar a pensar em quais cursos pode fazer ou em quais habilidades deve cultivar, é fundamental descobrir quais são as principais tendências do mercado de trabalho.

É justamente esse tema que queremos abordar neste artigo. Vamos compartilhar com você a importância de observar o que há de novo no cenário profissional. Além disso, vamos ajudá-lo a entender o que tem se destacado e traçado um caminho para os próximos anos nas empresas. Continue a leitura e confira!

A importância de descobrir as tendências para o mercado

Você certamente já notou como vivemos em uma época repleta de transformações em todos os âmbitos da sociedade. Basta pensar na sua área de atuação e observar o quanto ela mudou e foi afetada por novas tecnologias, metodologias diferenciadas, inovações e novas formas de executar processos.

A verdade é que o mundo moderno é conhecido justamente pela volatilidade, ou seja, tudo muda cada vez mais rápido. Por isso, é preciso não apenas entender essa característica da sociedade, mas também saber como se adaptar a ela. Afinal, você não quer que essas transformações o peguem de surpresa, não é mesmo?

Ao mapear as tendências do mercado de trabalho e vislumbrar o futuro das profissões, você aumenta suas chances de se preparar para os desafios que aparecerão. É dessa forma que você vai conseguir aproveitar as melhores oportunidades que surgirem.

Você vai notar que, por mais que estejamos falando de tendências para o futuro, muitas delas já começaram a ser realidade em algumas empresas que lideram o mercado. Por isso, adquirir essa perspectiva e se antecipar a outras pessoas pode ser útil para uma recolocação profissional ainda no presente.

As principais tendências do mercado de trabalho nos próximos anos

Separamos aqui algumas tendências do mercado de trabalho que vão impactar desde o recrutamento e a seleção até a rotina dentro das organizações. Veja, a seguir, quais são esses novos rumos do cenário profissional.

Aprendizado contínuo por parte dos profissionais

Considerando a velocidade acelerada das transformações sociais e mercadológicas, uma das consequências é a necessidade de constante atualização por parte dos profissionais. Isso já é uma realidade em muitas empresas, mas deve se intensificar ainda mais nos próximos anos.

As organizações devem cobrar mais dos colaboradores e candidatos a vagas um desejo por aprendizado contínuo. É preciso mostrar interesse no próprio desenvolvimento e no aprimoramento de habilidades técnicas e socioemocionais.

Além disso, as corporações também devem auxiliar nesse processo, criando programas internos de treinamento, com cursos de metodologias flexíveis para seus funcionários se especializarem.

Oferecimento de múltiplas linhas de carreira

Outro aspecto que vem mudando nas empresas tem relação com as possibilidades de carreira oferecidas aos colaboradores. Sempre foi comum que um profissional crescesse na organização seguindo uma linha direcionada — ou para a gestão de pessoas, ou para uma especialização técnica.

No entanto, o que vemos nas tendências do mercado de trabalho é a mudança desses formatos. Será possível atuar de forma mais dinâmica, alternando cargos ao longo dos anos ou mesmo unindo gestão e especialização.

O interessante nessa mudança é a possibilidade de uma performance mais enriquecedora para a bagagem do colaborador. Ao mesmo tempo, a organização passa a contar com pessoas que têm visão mais ampla sobre todos os processos. Para se adequar a essa mudança, você precisa se preparar para diferentes desafios e adquirir um conhecimento multidisciplinar.

Maior diversidade e inclusão nos ambientes de trabalho

Preparar-se para estar em ambientes de trabalho diversos também é essencial para aguardar o futuro das organizações. As empresas têm buscado abrir espaço para a inclusão, reconhecendo que essa característica enriquece o espaço corporativo e o capital intelectual e social.

Por isso, é preciso adotar uma postura inclusiva, aberta a diferentes temáticas e, acima de tudo, respeitosa às diferenças. Assim, você vai conseguir ótimas experiências de relacionamentos interpessoais e de trabalho em equipe.

Culturas organizacionais bem definidas

Você provavelmente já ouviu o termo cultura organizacional por aí. Nos próximos anos, essa vai ser uma das tendências do mercado de trabalho cada vez mais fortes. A cultura da organização inclui o que ela tem como propósito, os seus objetivos e os valores, por isso, molda a forma como ela se apresenta à sociedade e como lida com os seus colaboradores.

Para quem vai se candidatar a novas vagas, é importante pesquisar a cultura da empresa e entender se o seu perfil está alinhado com o que ela acredita. Quando existe esse alinhamento, é muito provável que a relação entre profissional e organização seja mais longa e proveitosa.

Múltiplas gerações compartilhando o espaço

A questão geracional também está em alta nos comentários sobre as tendências para o mercado de trabalho. Nos próximos anos, teremos, pelo menos, quatro diferentes gerações compartilhando o mesmo espaço nas empresas: baby boomers (nascidos entre 1940 e 1960); geração X (nascidos entre 1960 e 1980); geração Y, também conhecida como millennial (nascidos entre 1980 e 1995), e geração Z (nascidos entre 1995 e 2010).

Como você pode notar, a geração Z está entrando no mercado agora e é completamente imersa nas novas tecnologias, mais individualista e mais inquieta em relação ao trabalho. Enquanto isso, especialistas apontam que os baby boomers ainda vão continuar trabalhando por mais tempo, já que a expectativa de vida tem aumentado, juntamente às condições favoráveis de trabalho.

Tecnologia como aliada presente no dia a dia

Por fim, não podemos deixar de ressaltar como a transformação digital vai continuar com um impacto significativo na rotina de trabalho. Muitas empresas já integram ferramentas de inteligência artificial aos seus processos, mas, em alguns anos, qualquer corporação que queira sobreviver e se destacar vai precisar apostar nesses recursos tecnológicos.

Para você, isso significa que é necessário começar a ver a tecnologia como uma aliada e não como uma ameaça. Profissionais vão ter que lidar com ferramentas de IA e de automação desde o recrutamento até o dia a dia das tarefas.

Além disso, esteja flexível para as novas possíveis dinâmicas de trabalho. Um exemplo que já é atual é o do home office durante o isolamento. Saber manusear ferramentas de comunicação digital tem sido essencial e vai continuar como tendência.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a perceber como as transformações sociais vão alterar sua profissão no futuro. Observar essas tendências do mercado de trabalho é o caminho para manter o sucesso em sua trajetória profissional.

O Goowit quer ajudar você a alcançar a melhor performance da sua carreira. Cadastre-se gratuitamente em nossa plataforma e descubra como impulsionar sua atuação profissional. 

o que você achou deste conteúdo?

Conte nos comentários.