Há quem pense que trabalhar como freelancer é um “mar de rosas”. Afinal, você pode fazer o seu próprio horário, tem liberdade para trabalhar como quiser, não precisa usar o uniforme da empresa, entre outras burocracias que o trabalho formal exige e que não são necessárias. Mas, na prática, a realidade é bem diferente desse “conto de fadas”.
É claro que essas vantagens listadas acima existem, mas também é necessário ter disciplina para que a sua produtividade não diminua e para que os seus resultados sejam satisfatórios. O trabalho freelancer tem crescido muito nos últimos tempos — antes mesmo da pandemia —, o que mostra a importância desses profissionais no mercado.
Se você deseja se tornar um profissional freelancer, leia este artigo até o final, pois ele dará um direcionamento exato de como se dar bem nessa profissão. Confira!
Planeje todos os passos
O planejamento é a primeira coisa que um freelancer deve fazer. Como ele começará a sua vida profissional do zero praticamente, um caminho precisa ser traçado para facilitar o alcance de seus objetivos.
Nesse planejamento, é preciso listar as suas metas. Por exemplo, se você deseja ganhar em torno de R$ 3 mil por mês e não pretende trabalhar nos finais de semana, logo, a sua meta deve ser de R$ 150 por dia. Com esses dados em mãos, você saberá o que terá que fazer para chegar a esse valor estipulado.
Nesse planejamento, também é preciso estabelecer como você vai captar os seus clientes. Será por indicação? Você produzirá conteúdos para que eles cheguem até você? Investirá em anúncios pagos? Determinar essas ações é fundamental para começar a carreira freela com o pé direito.
Identifique o que precisa ser estudado
Conhecimento nunca é demais. Inclusive, isso é um bem que ninguém pode tirar de você — e, em um mercado competitivo, ele faz toda a diferença na hora de se destacar da concorrência. Portanto, independentemente do quão bom você seja naquilo que se propôs a fazer, não deixe os estudos de lado. Eles são fundamentais para o sucesso da sua carreira freelancer.
Nesse momento, é importante que você identifique os seus pontos fracos para aperfeiçoá-los e, com isso, fortalecer ainda mais a sua imagem profissional. Invista em cursos, participe de workshops, de palestras e de tudo que achar interessante para a sua carreira freelancer.
Escolha um nicho
Escolher um nicho significa que você precisa escolher com quem vai trabalhar, ou seja, quem será o seu cliente. Embora, no início das suas atividades como freelancer, a tendência seja aceitar qualquer oferta, é importante definir o seu nicho para que, futuramente, você consiga trabalhar de maneira mais estratégica.
À medida que você se especializa, é possível melhorar a precificação do seu trabalho, ao mesmo tempo em que melhora a sua imagem como profissional no mercado. Quanto mais específico for o seu nicho, maiores serão as suas chances de agregar valor e de se destacar.
Pense bem: o seu potencial cliente vai preferir contratar um especialista em solucionar o seu problema ou um profissional que até atende à demanda, mas não é expert no assunto?
Saiba quais as competências existentes e as que devem ser desenvolvidas
Todo profissional deve viver em busca de conhecimento — já mencionamos a importância disso. No caso do freelancer, ele deve saber quais competências precisam ser desenvolvidas para melhorar a sua performance enquanto profissional.
Vamos usar como exemplo um redator freelancer para a web. Além de ter uma boa escrita, ele precisa dominar a Língua Portuguesa (ou outro idioma em que se propôs a escrever) e as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para entregar um trabalho de qualidade e que realmente trará bons resultados para os seus clientes.
Se ele não desenvolver essas habilidades, a sua imagem profissional será prejudicada, o que o impedirá de conseguir novos trabalhos.
Esteja atento ao networking
O networking é fundamental para divulgar o seu trabalho como freelancer. Nesse sentido, é importante fazer uso das redes sociais, como Facebook, Instagram e LinkedIn, para mostrar o seu trabalho e atrair um público interessado nos seus serviços.
Participar de grupos de discussão e de troca de informações é de grande valia para ajudar outras pessoas com o seu conhecimento e fazer ofertas (quando permitido) dos seus produtos.
No ambiente off-line, também é possível fazer networking. Para isso, é interessante que você participe de feiras, conferências e outros eventos que reúnam um público do seu segmento.
Mantenha o foco
O fato de você ter a liberdade de trabalhar na hora em que quiser e quando quiser abre espaço para a procrastinação — grande vilã da carreira freelancer. Nesse sentido, é importante ter foco para concluir as suas atividades dentro do tempo estipulado e não ter problemas com prazos com os clientes.
Vale destacar que a falta de foco faz com que o profissional fique desmotivado ao longo de sua jornada, uma vez que ele se sentirá cansado, mesmo sem ter concluído as suas responsabilidades do dia, e improdutivo. Tudo isso reflete na qualidade dos serviços prestados, a qual também pode sofrer impactos negativos com a falta de foco.
Estabeleça uma rotina
Definir uma rotina é indispensável para quem quer trabalhar como freelancer. Somente assim, você conseguirá ser produtivo e entregar os seus serviços com qualidade aos seus clientes. Nesse sentido, é necessário estabelecer um horário para começar a trabalhar e outro para encerrar o seu expediente.
Além disso, é importante definir momentos de pausa para que você possa descansar a mente e voltar mais focado ao trabalho. Para o horário do almoço, vale a mesma coisa. É necessário ser definido um tempo para você se alimentar e descansar para voltar às atividades. O ideal é separar um local silencioso e sem muitas interferências para trabalhar.
Quem quer trabalhar como freelancer precisa conhecer a plataforma Goowit. Ela conecta quem busca vagas e desenvolvimento de carreira com profissionais de RH. O networking disponibilizado pelo Goowit é fundamental para o sucesso da sua jornada, pois ele ajudará você a encontrar as melhores oportunidades do mercado.
Interessou-se pelo assunto? Aproveite a oportunidade, inscreva-se na plataforma do Goowit e conheça uma nova maneira de utilizar a rede social de forma produtiva e benéfica para a sua carreira!
o que você achou deste conteúdo?
Conte nos comentários.