Carreira

Quer trabalhar como freelancer? Saiba agora por onde começar!

Time Goowit
Escrito por Time Goowit em 16 de novembro de 2020
Quer trabalhar como freelancer? Saiba agora por onde começar!
Não perca mais nenhuma novidade!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos para desenvolver suas habilidades

Há quem pense que trabalhar como freelancer é um “mar de rosas”. Afinal, você pode fazer o seu próprio horário, tem liberdade para trabalhar como quiser, não precisa usar o uniforme da empresa, entre outras burocracias que o trabalho formal exige e que não são necessárias. Mas, na prática, a realidade é bem diferente desse “conto de fadas”.

É claro que essas vantagens listadas acima existem, mas também é necessário ter disciplina para que a sua produtividade não diminua e para que os seus resultados sejam satisfatórios. O trabalho freelancer tem crescido muito nos últimos tempos — antes mesmo da pandemia —, o que mostra a importância desses profissionais no mercado.

Se você deseja se tornar um profissional freelancer, leia este artigo até o final, pois ele dará um direcionamento exato de como se dar bem nessa profissão. Confira! 

Planeje todos os passos

O planejamento é a primeira coisa que um freelancer deve fazer. Como ele começará a sua vida profissional do zero praticamente, um caminho precisa ser traçado para facilitar o alcance de seus objetivos.

Nesse planejamento, é preciso listar as suas metas. Por exemplo, se você deseja ganhar em torno de R$ 3 mil por mês e não pretende trabalhar nos finais de semana, logo, a sua meta deve ser de R$ 150 por dia. Com esses dados em mãos, você saberá o que terá que fazer para chegar a esse valor estipulado.

Nesse planejamento, também é preciso estabelecer como você vai captar os seus clientes. Será por indicação? Você produzirá conteúdos para que eles cheguem até você? Investirá em anúncios pagos? Determinar essas ações é fundamental para começar a carreira freela com o pé direito.

Identifique o que precisa ser estudado

Conhecimento nunca é demais. Inclusive, isso é um bem que ninguém pode tirar de você — e, em um mercado competitivo, ele faz toda a diferença na hora de se destacar da concorrência. Portanto, independentemente do quão bom você seja naquilo que se propôs a fazer, não deixe os estudos de lado. Eles são fundamentais para o sucesso da sua carreira freelancer.

Nesse momento, é importante que você identifique os seus pontos fracos para aperfeiçoá-los e, com isso, fortalecer ainda mais a sua imagem profissional. Invista em cursos, participe de workshops, de palestras e de tudo que achar interessante para a sua carreira freelancer.

Escolha um nicho

Escolher um nicho significa que você precisa escolher com quem vai trabalhar, ou seja, quem será o seu cliente. Embora, no início das suas atividades como freelancer, a tendência seja aceitar qualquer oferta, é importante definir o seu nicho para que, futuramente, você consiga trabalhar de maneira mais estratégica.

À medida que você se especializa, é possível melhorar a precificação do seu trabalho, ao mesmo tempo em que melhora a sua imagem como profissional no mercado. Quanto mais específico for o seu nicho, maiores serão as suas chances de agregar valor e de se destacar.

Pense bem: o seu potencial cliente vai preferir contratar um especialista em solucionar o seu problema ou um profissional que até atende à demanda, mas não é expert no assunto?

Saiba quais as competências existentes e as que devem ser desenvolvidas

Todo profissional deve viver em busca de conhecimento — já mencionamos a importância disso. No caso do freelancer, ele deve saber quais competências precisam ser desenvolvidas para melhorar a sua performance enquanto profissional.

Vamos usar como exemplo um redator freelancer para a web. Além de ter uma boa escrita, ele precisa dominar a Língua Portuguesa (ou outro idioma em que se propôs a escrever) e as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para entregar um trabalho de qualidade e que realmente trará bons resultados para os seus clientes.

Se ele não desenvolver essas habilidades, a sua imagem profissional será prejudicada, o que o impedirá de conseguir novos trabalhos.

Esteja atento ao networking

O networking é fundamental para divulgar o seu trabalho como freelancer. Nesse sentido, é importante fazer uso das redes sociais, como Facebook, Instagram e LinkedIn, para mostrar o seu trabalho e atrair um público interessado nos seus serviços.

Participar de grupos de discussão e de troca de informações é de grande valia para ajudar outras pessoas com o seu conhecimento e fazer ofertas (quando permitido) dos seus produtos.

No ambiente off-line, também é possível fazer networking. Para isso, é interessante que você participe de feiras, conferências e outros eventos que reúnam um público do seu segmento.

Mantenha o foco

O fato de você ter a liberdade de trabalhar na hora em que quiser e quando quiser abre espaço para a procrastinação — grande vilã da carreira freelancer. Nesse sentido, é importante ter foco para concluir as suas atividades dentro do tempo estipulado e não ter problemas com prazos com os clientes.

Vale destacar que a falta de foco faz com que o profissional fique desmotivado ao longo de sua jornada, uma vez que ele se sentirá cansado, mesmo sem ter concluído as suas responsabilidades do dia, e improdutivo. Tudo isso reflete na qualidade dos serviços prestados, a qual também pode sofrer impactos negativos com a falta de foco.

Estabeleça uma rotina

Definir uma rotina é indispensável para quem quer trabalhar como freelancer. Somente assim, você conseguirá ser produtivo e entregar os seus serviços com qualidade aos seus clientes. Nesse sentido, é necessário estabelecer um horário para começar a trabalhar e outro para encerrar o seu expediente. 

Além disso, é importante definir momentos de pausa para que você possa descansar a mente e voltar mais focado ao trabalho. Para o horário do almoço, vale a mesma coisa. É necessário ser definido um tempo para você se alimentar e descansar para voltar às atividades. O ideal é separar um local silencioso e sem muitas interferências para trabalhar.

Quem quer trabalhar como freelancer precisa conhecer a plataforma Goowit. Ela conecta quem busca vagas e desenvolvimento de carreira com profissionais de RH. O networking disponibilizado pelo Goowit é fundamental para o sucesso da sua jornada, pois ele ajudará você a encontrar as melhores oportunidades do mercado.

Interessou-se pelo assunto? Aproveite a oportunidade, inscreva-se na plataforma do Goowit e conheça uma nova maneira de utilizar a rede social de forma produtiva e benéfica para a sua carreira!

o que você achou deste conteúdo?

Conte nos comentários.