Recursos Humanos

Transformação digital no RH: o impacto da COVID-19 na rotina profissional

Time Goowit
Escrito por Time Goowit em 8 de junho de 2020
Transformação digital no RH: o impacto da COVID-19 na rotina profissional
Não perca mais nenhuma novidade!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos para desenvolver suas habilidades

A pandemia da COVID-19 mudou bruscamente a rotina das empresas, sendo que a necessidade de isolamento não permite que os trabalhos sejam feitos presencialmente. A transformação digital no RH contribui, então, para que os processos e atividades continuem sendo feitos, mesmo que de forma remota.

As empresas que já passaram por essa transformação estão em vantagem, pois os colaboradores estão adaptados a lidar com as ferramentas. Por outro lado, as organizações que não sofreram essa mudança, agora precisam se adaptar a essa nova realidade.

Neste artigo, vamos mostrar como as ferramentas ajudam a manter a produtividade nesse período e de que maneira a tecnologia contribui para promover o engajamento da equipe. Além disso, mostraremos a importância da transformação digital para um RH estratégico. Venha conosco!

Veja como manter a produtividade nesse período com o auxílio de ferramentas

Uma das grandes preocupações ao trabalhar em casa, é manter a produtividade. Os processos e atividades comuns ao setor de RH costumam envolver mais de um colaborador e, em alguns casos, também a necessidade de contato presencial.

As ferramentas tecnológicas são uma forma de diminuir os impactos no cotidiano, pois permitem o andamento das tarefas, mesmo que feitas de forma remota. Sendo assim, alguns processos vitais da empresa, como o recrutamento e seleção, continuam em funcionamento.

Talvez você pense que as contratações não sejam possíveis nesse período, porém, a tecnologia está presente para facilitar esse processo. Primeiramente, é possível recorrer a sites ou plataformas que oferecem currículos, de acordo com as necessidades de cada vaga. Além disso, é possível anunciar as oportunidades nas redes sociais ou site oficial, atraindo candidatos.

As entrevistas são outra etapa importante, que também pode ser feita com ferramentas tecnológicas. É possível, por exemplo, utilizar o Zoom ou o Hangouts para conversar por vídeo com os candidatos, o que permite conhecer o perfil da pessoa, assim como entender sua capacidade de se expressar e resolver problemas.

Saiba como a tecnologia no RH contribui para manter a equipe engajada

Além das adaptações individuais, também é preciso pensar em maneiras de manter a equipe engajada durante a pandemia e o isolamento social. Essa situação atípica, obrigou as empresas a utilizarem a tecnologia para que os processos e a produtividade dos colaboradores não fossem totalmente afetados.

Por meio de ferramentas, como aplicativos de mensagens, as equipes conseguem se comunicar remotamente, em tempo real. Assim, é fácil alinhar o que será feito por cada um, definir prazos e buscar soluções para problemas em comum.

Soluções como o Trello ajudam a monitorar a produtividade individual, verificar a realização das tarefas e estabelecer um tempo para cada atividade. Ele também oferece uma boa ferramenta para os gestores, que conseguem ver quais etapas estão mais lentas e precisam de atenção especial.

Apesar da comunicação virtual escrita ser eficiente, alguns momentos também exigem um contato mais pessoal, que nesse contexto, só pode ser feito de forma virtual. Para essa situação, você pode optar por ferramentas como o Zoom ou o Hangouts, por exemplo. Elas permitem reuniões em vídeo, trazendo proximidade aos colaboradores e permitindo que assuntos importantes sejam decididos em grupo.

Entenda a importância da transformação digital no RH

A transformação digital no RH é fundamental para que o setor atue de forma estratégica, potencializando os resultados da organização e melhorando o clima organizacional. As ferramentas tecnológicas otimizam diversos processos, facilitando a rotina e melhorando a gestão. Confira alguns benefícios!

Melhora a gestão de talentos

Uma das etapas que é otimizada é a gestão de talentos. Com softwares direcionados para essa atividade, o RH consegue as soluções necessárias para fazer o acompanhamento dos resultados e direcionar as ações de acordo com as metas da empresa. Sem a utilização desses recursos, o acompanhamento se torna muito mais complicado, prejudicando essa atividade. 

Possibilita a automatização das tarefas

A implantação desses sistemas também contribui para a automatização das tarefas, tornando o uso manual de planilhas desnecessário. Esse elemento proporciona mais objetividade aos processos e reduz as falhas, tornando o trabalho confiável e contribuindo nas avaliações de desempenho e das pesquisas de clima organizacional.

Facilita a mensuração dos resultados

O uso da tecnologia também facilita o acompanhamento dos resultados, trazendo informações e dados para que o RH tenha embasamento para encontrar os erros e pontos que podem ser melhorados.

Isso é importante para o recrutamento, por exemplo, pois possibilita a compreensão sobre a duração do processo seletivo, além de mostrar se uma escolha foi a mais correta. Desse modo, a organização consegue perceber quais características são necessárias para que a adaptação seja natural.

Além disso, é possível checar com exatidão o desenvolvimento dos profissionais e, após um acompanhamento mais próximo, a aplicação de feedbacks e a realização de treinamentos com os colaboradores se assim for necessário.

Proporciona redução de custos

Ao usar a tecnologia nos mais diversos processos relacionados ao RH, a empresa também consegue reduzir seus custos. Para os treinamentos corporativos, por exemplo, as aulas em vídeo ou sistemas online de estudos dispensam a presença de um palestrante, além de economizar tempo e o dinheiro investido com a locação de um espaço físico.

Outra possibilidade é a realização de recrutamento e seleção por meio de sites e redes sociais, com a aplicação de testes online. Esses recursos ainda dão a oportunidade de fazer a segmentação conforme as características e habilidades que a sua organização valoriza.

As ferramentas tecnológicas também oferecem mais comodidade, pois estão sempre disponíveis, sem a necessidade de investimento a cada etapa nova. No modelo convencional são necessários novos gastos em divulgação a cada processo seletivo, tornando a atividade muito mais custosa e demorada.

Neste artigo, vimos como a transformação digital no RH é importante para manter a rotina profissional no contexto da COVID-19. Os recursos que a tecnologia oferece permitem que os processos continuem sendo executados, mantendo as atividades em andamento. Desse modo, a empresa consegue dar sequência a suas tarefas, diminuindo os prejuízos que a pandemia está causando.

Quer saber como aproveitar esses benefícios da tecnologia? Cadastre-se gratuitamente agora mesmo no Goowit e mantenha seus processos em funcionamento!

o que você achou deste conteúdo?

Conte nos comentários.