Recursos Humanos

Entenda o que são vagas confidenciais e como contratar nessa situação

Time Goowit
Escrito por Time Goowit em 13 de novembro de 2020
Entenda o que são vagas confidenciais e como contratar nessa situação
Não perca mais nenhuma novidade!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos para desenvolver suas habilidades

As empresas utilizam diversas estratégias para melhorar os processos de seleção de novos profissionais, sempre visando à otimização da equipe de trabalho. As vagas confidenciais representam uma alternativa eficiente em diversos casos, preservando a privacidade das organizações.

Seja qual for a intenção da divulgação das vagas confidenciais, é importante que esse processo seja conduzido de forma eficiente e que passe credibilidade. É preciso ter habilidade para anunciar as oportunidades de modo certeiro, aumentando a possibilidade de precisão nas contratações.

Neste artigo, vamos entender o que são as vagas confidenciais e como elas funcionam. Além disso, mostraremos como contratar nessa situação. Continue a leitura!

O que são vagas confidenciais?

Quem já navegou por sites de vagas profissionais provavelmente já se deparou com anúncios de vagas confidenciais. Essas oportunidades não apresentam o nome da empresa que está contratando, o que gera algumas dúvidas sobre a sua existência ou não.

Essa é uma prática comum entre os recrutadores, no entanto, e não significa que a empresa está escondendo algo ou que não tem credibilidade. As vagas confidenciais são importantes para que os recrutadores não exponham informações que não são estratégicas para as organizações.

Existem alguns motivos mais comuns que explicam a existência desse tipo de oportunidade. O primeiro deles é quando a empresa não quer que o colaborador atual fique sabendo da disponibilidade de sua vaga. Essa estratégia é utilizada quando a organização está em busca de um novo profissional antes de demitir quem está no cargo.

Outra explicação é a preocupação de não revelar informações estratégicas para os concorrentes. Isso acontece quando a organização não deseja que seus concorrentes descubram as funções que estão disponíveis e as qualidades que são desejadas.

Muitas empresas também escolhem esse modelo de anúncio para não receberem currículos por diversos canais, o que permite manter o processo de seleção organizado. Desse modo, a triagem dos candidatos é facilitada, agilizando essa etapa.

Como contratar nessa situação?

Se você trabalha como headhunter e pretende contratar novos profissionais por meio dessa estratégia, é importante se organizar para que ela seja eficiente. Confira algumas dicas para conduzir essa etapa!

Faça o planejamento

O sucesso de qualquer projeto começa na etapa de planejamento, pois ela definirá qual tipo de profissional deve ser contratado. Muitas vezes, as empresas estão precisando de alguém para determinada função de liderança e esse processo envolve a seleção de candidatos internos e externos, por exemplo, sendo importante entender qual será o direcionamento.

O planejamento evita que erros comuns sejam cometidos, tirando a credibilidade do processo seletivo. Portanto, vale a pena investir tempo nessa etapa para reduzir a possibilidade de falhas no fim da seleção.

Defina o perfil ideal

Outro passo importante é definir o perfil ideal para cada vaga anunciada. Não desenvolver essa etapa de modo detalhado pode resultar em um aumento de trabalho desnecessário, além de atrasar a contratação.

De qual segmento específico deve ser o candidato? Qual é a idade apropriada? Qual a formação acadêmica ou os conhecimentos necessários? Esses são exemplos de perguntas que facilitam a aplicação da estratégia e que devem fazer parte da definição do perfil.

A soma das respostas dessas perguntas formará o perfil padrão que você deseja atingir. Com essas especificações, as chances de acertar no processo seletivo aumentam, trazendo bons resultados para você e para a empresa anunciante.

Atente à descrição da vaga

Como essa é uma vaga confidencial, a descrição da oportunidade deve ser muito bem-feita para passar credibilidade para os possíveis candidatos. É preciso demonstrar exatamente qual é o perfil procurado, quais são as obrigações de quem for contratado e como o processo será conduzido.

Uma descrição detalhada demonstra que você sabe exatamente qual é o profissional procurado, o que passa segurança para o interessado. Além disso, as exigências ajudam a filtrar os candidatos, evitando que a seleção se torne inchada e com um grande número de currículos que não são adequados para essa vaga.

Organize os processos

Depois de definir o perfil e anunciar a vaga, também é importante organizar os processos. É normal que um grande número de profissionais se candidate para as oportunidades, por isso, é importante ter em mente quanto tempo cada etapa de seleção durará, visando a um cronograma eficiente.

A triagem de currículos, o contato com os candidatos e as entrevistas são processos fundamentais para que as contratações aconteçam. Por isso, é essencial que cada parte esteja estruturada de forma organizada, evitando que uma prejudique a outra e atrase a seleção.

Aproveite a rede de contatos

Um headhunter também deve ter uma rede de contatos vasta e ativa, pois ela facilita as contratações e permite encontrar os profissionais ideais para cada oportunidade. No caso das vagas confidenciais, é possível direcionar os anúncios apenas para quem tem as habilidades exigidas para a função.

Desse modo, o networking facilita e agiliza o processo, possibilitando uma contratação precisa para a organização. Portanto, vale a pena analisar a vaga disponível e comparar com os profissionais que fazem parte da sua rede de contatos, encontrando aqueles compatíveis com o cargo que está sendo oferecido.

Conte com a tecnologia

A tecnologia é o melhor meio para divulgar as suas vagas confidenciais e organizar o seu processo seletivo. Por meio de sites, aplicativos e redes sociais, é possível alcançar os profissionais que estão de acordo com as habilidades procuradas, aumentando a chance de sucesso.

Além disso, o auxílio da tecnologia é ótimo para acelerar o processo, pois a triagem de currículos e o contato com os candidatos são facilitados. Desse modo, é possível chegar mais rápido aos profissionais que demonstram as habilidades necessárias para ocupar cada vaga.

Neste artigo, mostramos como as vagas confidenciais representam uma modalidade de contratação que pode ser aplicada em diversos contextos. A utilização de uma rede social especializada, como o Goowit, pode facilitar a escolha dos candidatos ideais para cada vaga. Com uma ferramenta moderna, é possível encontrar os melhores profissionais em cada situação, trazendo vantagens para as organizações.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre essa possibilidade? Então, faça o seu cadastro no Goowit e aproveite para melhorar o seu processo de seleção de candidatos!

o que você achou deste conteúdo?

Conte nos comentários.